Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

No corpo humano, 70% do transporte de CO2 para os pulmões, por meio das hemácias e do plasma, ocorre sob a forma de íons bicarbonato. Estes são produzidos pela reação do dióxido de carbono com água, representada pela seguinte reação química:

CO2(aq) + H2O(l) ⇔ H+(aq) + HCO3(aq)
A diminuição do pH do sangue constitui a acidose, que provoca náusea, vômito e cansaço. O aumento do pH do sangue corresponde à alcalose, que provoca distúrbios respiratórios, cãibras e convulsões. Considere as seguintes afirmações:
I. Pessoas com deficiência respiratória não exalam CO2 suficientemente, com o que a reação deste com H2O se desloca para a esquerda.
II. Pessoas ansiosas respiram rapidamente, eliminando muito CO2, com o que a reação deste com H2O se desloca para a esquerda.
III. Pessoas com diarreia sofrem grande perda de íons bicarbonato, com o que a reação do CO2 com H2O se desloca para a direita.
É correto o que se afirma em:
Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra D

A primeira afirmação é falsa. A deficiência respiratória (cansaço) é um dos sintomas da acidose, que é a diminuição do pH sanguíneo. O aumento da concentração de CO2(aq) na corrente sanguínea desloca o equilíbrio citado para a direita, no sentido de consumir o CO2. A segunda afirmação é verdadeira. A maior eliminação de CO2 decorrente da respiração mais rápida, diminui a concentração de CO2(aq) no sangue. Como consequência, o equilíbrio será deslocado no sentido de aumentar a concentração desta substância no sangue, ou seja, a reação é deslocada para a esquerda. A terceira afirmação também é verdadeira. A perda de íons HCO3 diminui a concentração do mesmo na solução sanguínea. Novamente, por Le Chatelier, o deslocamento será deslocado para a direita, a fim de se aumentar a concentração desses íons no sangue. Estão coerentes as assertivas II e III, portanto, a resposta correta é a alternativa D.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *