Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Leia, no texto abaixo, informações sobre as etapas finais de uma classe de estrela.

Evolução estelar das estrelas massivas

    Com as estrelas massivas, as coisas ficam ainda mais interessantes. Primeiro porque o tempo de vida dessas estrelas é de apenas alguns milhões de anos, o que permite aos astrônomos testemunharem o fim de algumas delas, que já estão chegando ao fim de seus ciclos evolutivos. Em segundo lugar, a morte delas pode ser acompanhada por espetaculares supernovas.

    Há uma pequena chance de estrelas massivas se tornarem supergigantes vermelhas, mas aquelas extremamente massivas (mais de 40 massas solares) perdem massa rapidamente e tendem a arrancar seus envelopes antes que possam se expandir. Por isso, elas mantêm temperaturas extremamente altas e a cor azul (estrelas azuis são mais quentes que as laranjas e vermelhas).

    As massivas são as únicas estrelas capazes de fundir elementos até o ferro, mas nesse ponto a adição de fragmentos aos núcleos (cada elemento forjado forma uma nova camada, como uma cebola) libera menos energia do que a necessária para liberá-los do núcleo pai.

    Se a massa do núcleo supera um limite crítico […], a pressão interna será insuficiente […], e o núcleo sofrerá um colapso. Nisso, haverá duas possibilidades: surgirá uma estrela de nêutrons ou […] um buraco negro. […]

Disponível em: https://bit.ly/3jPbPII. Acesso em: 19 abr. 2022. Fragmento.

Durante o colapso do núcleo da estrela mencionado nesse texto, a pressão interna torna-se insuficiente para superar a força

Continua após a publicidade..

Resposta:

A resposta correta é a letra B)

   De acordo com texto, as estrelas tem grande concentração de massa. Durante o processo de evolução estelar, o núcleo da estrela entra em colapso. Isso ocorre, pois ele vai sendo envolvido por camadas dos novos elementos produzidos pela estrela. O que provoca esse colapso do núcleo é um limite crítico de massa atingido pelo núcleo. Assim, a força que se intensifica com essa concentração de massa é a força gravitacional em direção ao centro estrela, que cresce a tal ponto que supera a pressão interna.

    Portanto, alternativa "B".

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *