Continua após a publicidade..
(UFPEL RS) É comum vermos aves de ambientes aquáticos como patos, marrecões, marrecos, biguás e cisnes ficarem algum tempo pressionando com o bico a região caudal do uropígio. Assim, com a extremidade do bico extraem e distribuem sobre as penas uma substância oleosa produzida por um par de glândulas denominadas uropigianas. A secreção proveniente dessas glândulas exerce diversas funções no mecanismo de vida das aves.
[
Com base no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar que são funções dos óleos produzidos pelas glândulas uropigianas
]
- A) impermeabilizar as penas, dificultar o acesso de ectoparasitos e propiciar melhor deslocamento durante o voo.
- B) evitar o encharcamento das penas, aumentar a perda de calor quando em atividade de voo e facilitar a transpiração.
- C) estabelecer maior união entre as penas evitando a passagem de ar, facilitar a flutuação durante o nado e impedir a penetração de ectoparasitos.
- D) fornecer flexibilidade e impermeabilidade às penas, por armazenar ar entre elas e diminuir o peso corpóreo.
- E) facilitar a flutuação, impermeabilizar as penas e diminuir as perdas de calor corpóreo.
Continua após a publicidade..
Resposta:
Alternativa correta: E) facilitar a flutuação, impermeabilizar as penas e diminuir as perdas de calor corpóreo.
A secreção oleosa produzida pelas glândulas uropigianas, quando distribuída sobre as penas, tem a função de impermeabilizá-las, evitando que fiquem encharcadas, o que proporciona uma maior facilidade de flutuação para as aves. Além disso, essa substância também ajuda a diminuir as perdas de calor corpóreo, contribuindo para a manutenção da temperatura do corpo dos animais aquáticos.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário