Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(PUC-Campinas) Para responder esta questão, considere o texto abaixo.

[

Poluição

,

A poluição atmosférica tem se mostrado nociva para os seres humanos e animais. Por um lado, pode reduzir o peso dos bebês quando as gestantes são expostas a níveis elevados de monóxido de carbono e partículas inaláveis no primeiro trimestre de gestação. Por outro lado, os anfíbios também têm sofrido os efeitos desses poluentes: a chuva ácida é uma ameaça para embriões e larvas. Outra ameaça são os clorofluorcarbonos, que permitem o aumento das radiações UV-B, retardando as taxas de crescimento e causando problemas em seu sistema imunológico.

,

Além disso, nas áreas agrícolas que usam extensivamente fertilizantes e inseticidas, tem-se observado um aumento de deformidades em rãs, sapos e salamandras.

,

Adaptado de Evangelina A. Vormittag. Diversidade de Impactos na Saúde Pública. Scientific American Brasil, ano 6, n. 74, julho/2008. p. 78 e de Carlos Roberto Fonseca et alli. Metamorfose Ambulante. Scientific American Brasil, ano 6, n. 72, maio/2008. p. 88.

,

Recém-nascidos com peso reduzido apresentam maior taxa de mortalidade, o que também é observado naqueles com peso aumentado em relação à média de peso na espécie humana. Isto indica que o peso ao nascer é uma característica sob seleção natural:

]

Resposta:

Alternativa "A".

A seleção direcional ocorre quando há um deslocamento na média de uma característica em uma população ao longo do tempo, favorecendo indivíduos com uma determinada variação da característica. No caso do texto, a redução do peso ao nascer associada à maior taxa de mortalidade pode indicar uma seleção direcional, pois indivíduos com pesos extremos (muito baixos ou muito altos) têm menor probabilidade de sobrevivência, enquanto aqueles com pesos próximos à média têm maior chance de sobreviver e passar seus genes adiante, levando a um aumento da média de peso ao nascer ao longo das gerações.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *