Continua após a publicidade..
“Do ponto de vista internacional, a integração europeia, tão desacreditada no início, acabou servindo de exemplo para o resto do mundo. Com o seu sucesso, associações semelhantes – pelo menos em parte, pois em nenhum outro lugar a unificação avançou tanto quanto na Europa – surgiram em vários continentes: o Nafta, na América do Norte; o Mercosul, na América do Sul; a Apec, na Ásia e no Pacífico, etc. O processo de unificação europeia mostrou ao mundo a importância de associações desse tipo”.
[
Vesentini, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Editora Ática, 2012. p.372.
,
O sucesso da União Europeia em níveis de integração mencionado pelo autor deve-se ao fato de esse bloco econômico, diferentemente dos demais, apresentar:
]
- A) uma política alfandegária que permite a redução ou isenção de impostos sobre produtos negociados entre os países-membros.
- B) uma Tarifa Externa Comum, que representa a coesão do bloco em taxar os produtos advindos de outras regiões do mundo.
- C) a livre circulação de pessoas, capitais e mercadorias entre os países-membros, demonstrando o elevado grau de unificação que os países europeus conseguiram alcançar.
- D) uma política de controle produtivo, em que as empresas – em maioria estatais – são fortemente controladas pelas ações do Estado Europeu.
Continua após a publicidade..
Resposta:
O elevado grau de sucesso no processo de integração da União Europeia manifesta-se na peculiaridade do bloco em manter a livre circulação de pessoas, bens e capitais, algo inédito em blocos econômicos.
Letra C.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário