Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(UEPB)

[

Turquia, um dos países candidatos a integrar a União Europeia, tem dividido opiniões quanto ao seu ingresso no bloco. Dentre as polêmicas que dificultam sua entrada destacam-se:

,

I. A posição estratégica que o país ocupa enquanto nação cristã, no combate ao terrorismo e ao fundamentalismo.

,

II. O tratamento diferenciado que o país ainda faz para com homens e mulheres.

,

III. A prática de violação dos direitos humanos ainda presente no país, sobretudo contra os curdos.

,

IV. A instabilidade econômica que o país ainda não conseguiu solucionar.

,

Estão corretas as assertivas:

]

Continua após a publicidade..

Resposta:

Resposta:

A alternativa correta é B) I, III e IV.

Explicação:

  • I. Falso – Apesar de registrar a presença de grupos cristãos em seu território, a Turquia não pode ser considerada uma nação cristã, uma vez que a maior parte da população é muçulmana. Além disso, sua posição não é considerada estratégica, e sim problemática, por fazer fronteira com inúmeros países do conturbado Oriente Médio.
  • II. Verdadeira – Na Turquia, as mulheres encontram inúmeras restrições, o que desagrada a cúpula da União Europeia, que exige uma total liberdade de expressão e de ações por parte de homens e mulheres, com plena democracia.
  • III. Verdadeira – Na Turquia, repressões a protestos e movimentos separatistas são relativamente comuns, sobretudo contra os curdos, que formam a maior nação sem pátria do mundo e que reivindicam o seu próprio território, que tomaria partes da própria Turquia e de outros países.
  • IV. Verdadeira – A Turquia é considerada uma nação subdesenvolvida emergente, mas que apresenta elevadas dificuldades econômicas, fato que se coloca como uma ameaça para a União Europeia, que teme o alastramento de sua crise econômica.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *