Questões Sobre Eletrodinâmica - Física - 3º ano do ensino médio
Continua após a publicidade..
1) Considere o circuito esquematizado a seguir constituído por três baterias, um resistor ôhmico, um amperímetro ideal e uma chave comutadora. Os valores característicos de cada elemento estão indicados no esquema.
As indicações do amperímetro conforme a chave estiver ligada em (1) ou em (2) será, em ampéres, respectivamente:
- A) 1,0 e 1,0
- B) 1,0 e 3,0
- C) 2,0 e 2,0
- D) 3,0 e 1,0
FAZER COMENTÁRIO- E) 3,0 e 3,0
A alternativa correta é letra B
Com a chave ligada em 1 a resistência equivalente será a soma, pois os resistores nesta configuração estão em série :Req= R + R1 + R2 = 4 + 1 + 1 = 6 ΩLogo, a corrente que passa no amperímetro é:i1 = E2/Req = 6/6 = 1 AJá com a chave ligada em 2 a corrente que passa no amperímetro é dada por :i2 = E1 / R = 12/4 = 3 AOs cálculos foram baseados na Primeira Lei de Ohm. Podem ser obtidos também pela Lei de Kirchhoff.Portanto, a alternativa correta é a letra B.Continua após a publicidade..2) Uma pilha de força eletromotriz 1,5 V e resistência elétrica interna 1,0 Ω é associada a três resistores, de resistência 2,0 Ω, 3,0 Ω e 6,0 Ω, conforme o esquema:
A potência dissipada no resistor de 6,0 Ω é, em watts:- A) 6,0.10–2
- B) 2,4.10–1
- C) 3,0.10–1
- D) 6,0.10–1
FAZER COMENTÁRIO- E) 9,0.10–1
A alternativa correta é letra A
Os resistores de 6 ohms e 3 ohms estão em paralelo. Calculando a Req desse ramo : 6x3/(6+3) =18/9= 2 ohms . Esse novo resistor está em série com o resistores de 1,0 ohms e de 2,0 ohms, logo : Req(do circuito)= 2+2+1= 5,0 ohms. Aplicando a primeira lei de Ohm : 1,5=5i => i=0,3 A . A DDP no trecho da resistência pedida será U=2(resistência equivalente do trecho)x0,3= 0,6 V. A potência dissipada pelo resistor de 6 ohms é : P=U/R=(U do ramo do resistor de 6 ohms)²/Resistência de 6 ohms => P=(0,6)²/6,0 = 6x10-2 W. A resposta correta é a letra A.3) Está vendo? Bem que sua mãe sempre disse para guardar as peças do quebra-cabeça! Agora, está faltando uma…
Para falar a verdade, a peça que falta e que completa adequadamente o quadro e o fato físico apresentado é- A)
- B)
- C)
- D)
FAZER COMENTÁRIO- E)
A alternativa correta é letra A
Podemos redesenhar o circuito acima de forma equivalente:Queremos determinar a corrente que passa pelo amperímetro, que em nosso desenho, é a corrente I4.Utilizando a lei de Kirchoff, teremos os seguintes sistemas:Substituindo pelos valores fornecidos:Rearranjando um pouco o conjunto, obtemos um sistema com apenas duas equações:Isolando I4 teremos :Portanto, a opção correta é a A.Continua após a publicidade..4) O gráfico mostra valores dos potenciais elétricos em um circuito constituído por uma pilha real e duas lâmpadas idênticas de 0,75 V – 3 mA, conectadas por fios ideais.
O valor da resistência interna da pilha, em Ω, é- A) 100.
- B) 120.
- C) 150.
- D) 180.
FAZER COMENTÁRIO- E) 300.
A alternativa correta é letra A
Sabemos que, de acordo com o gráfico, a tensão elétrica máxima é de 1,8 V e que cada lâmpada consome 0,75V. Vamos supor que as lâmpadas estejam em série. Logo, a queda de tensão na resistência interna da plha será 1,8V-2.0,75V = 0,3 V.Como conhecemos a corrente do circuito, que é a mesma das pilhas (3 mA), utilizando a lei de Ohm:Sendo correta, portanto, a opção A.5) Um barco de pesca era o mais iluminado do porto.
Em cada cabresto, o pescador distribuiu 5 lâmpadas, todas idênticas e ligadas em série, conectando os extremos dessas ligações à bateria de 12 V da embarcação, segundo a configuração esquematizada.Quando acesas todas essas lâmpadas, uma potência de 100 W era requisitada da bateria. Supondo que o fio utilizado nas conexões tenha resistência elétrica desprezível, a corrente elétrica que atravessava uma lâmpada do circuito é, aproximadamente:- A) 2,4 A.
- B) 2,1 A.
- C) 1,7 A.
- D) 1,5 A.
FAZER COMENTÁRIO- E) 0,4 A.
A alternativa correta é letra C
A potência P da bateria para manter todas as lâmpadas acessas é dado pelo produto da tensão U com a corrente i. Portanto :Como a questão pede a corrente elétrica que atravessa uma lâmpada, basta apenas dividirmos por 5 o valor acima encontrado para a corrente. Isso é possível, pois, os cabrestos estão ligados em paralelo e as 5 lâmpadas de cada cabresto, em série. Além disso, as lâmpadas estão dispostas igualmente e possuem resistências elétricas desprezíveis. Logo :Alternativa C.Continua após a publicidade..6) A carga elétrica que a associação de capacitores abaixo armazena, quando estabelecemos entre A e B a d.d.p. de 22 V, é:
- A) 22 μC .
- B) 33 μC.
- C) 44 μC.
- D) 66 μC.
FAZER COMENTÁRIO- E) 88 μC.
A alternativa correta é letra E
A capacitância C é a razão entre a carga Q pela diferença de potencial V. A capacitância equivalente de capacitores em paralelo é a razão do produto pela soma de suas capacitâncias e em série é a soma. Portanto :Logo,Alternativa E é a correta.7) Ao se acrescentar um determinado soluto ao líquido contido no copo, a lâmpada acende, consumindo a potência elétrica de 60 W. Nessas circunstâncias, a resistência da solução, em ohms, corresponde a cerca de:
- A) 14.
- B) 28.
- C) 42.
FAZER COMENTÁRIO- D) 56.
A alternativa correta é letra A
A resistência da solução é a razão entre a tensão e a corrente nessa solução:R=VIA tensão aplicada à solução equivale à diferença de potencial (V) entre os condutores imersos no líquido, ou seja, a diferença entre a tensão fornecida pela bateria (E) e a tensão da lâmpada (VL):V=E-VL = 127 – 120 = 7VA corrente é igual no circuito inteiro, uma vez que todos os elementos estão conectados em série. Logo, podemos calcular a corrente na lâmpada, que será a razão entre sua potência (P) e sua tensão (V):I=PVL=60120=0,5ATendo a tensão (7V) e a corrente (0,5A), podemos calcular a resistência do líquido:R=VI=70,5=14ΩAlternativa A.Continua após a publicidade..8) Considere o diagrama:
Ele representa esquematicamente um circuito de uma lanterna: três pilhas ligadas em serie, uma lâmpada e uma chave interruptora. Com a chave Ch aberta, a diferença de potencial (ddp) entre os pontos A e B é de 4,5 V. Quando se fecha a chave Ch, a lâmpada, de resistência RL = 10 Ω, acende-se, e a ddp entre A e B cai para 4,0 V, então a força eletromotriz de cada pilha e a intensidade da corrente neste circuito é de:- A) 1,5 V e 4,0 A
- B) 2,5 V e 0,4 A
- C) 5,2 V e 2,0 A
- D) 1,5 V e 2,5 A
FAZER COMENTÁRIO- E) 1,5 V e 0,4 A
A alternativa correta é letra E
O gerador equivalente do circuito descrito na figura terá resistência equivalente Req e força eletromotriz equivalente Eeq.Com a chave Ch aberta:U = Eeq = 4,5 VSendo:Eeq = n x E4,5 = 3EE = 1,5 VFechando a chave Ch na lâmpada obtemos, pela primeira de Lei Ohm:U = RL x i4 = 10 x ii = 0,4 ASendo:n o número de geradoresE -força eletromotriz de cada pilhaU -a d.d.pi -corrente elétricaR - resistência.Alternativa correta, a letra E.9) No circuito esquematizado abaixo, o amperímetro ideal A indica 400mA.
O voltímetro V, também ideal, indica, em V,- A) 2
- B) 3
- C) 4
- D) 5
FAZER COMENTÁRIO- E) 10
A alternativa correta é letra D
Para determinarmos a voltagem medidade pelo voltímetro, vamos calcular a ddp entre os pontos no limite anterior de R=2 e no limite posterior do amperímetro: U = R.i2 =>U = 2.0,4 = 0,8V. A intensidade i2(corrente que passa pelo resistor R=8) é dada por:U = 8 . i2 => 0,8 = 8 . i2 => i2 = 0,1A . A intensidade i da corrente no resistor de 10 ohms vale: i = i1(corrente do resistor de R=2) + i2 => i = 0,4 + 0,1 (A) => i = 0,5A. O voltímetro em paralelo com o resistor de 10 ohms, indica: U = R . i => U = 10 . 0,5=> U = 5V. Alternativa correta letra D.Continua após a publicidade..10) O diagrama representa um circuito simples constituído por um resistor de resistência variável (reostato), uma bateria, um amperímetro e um voltímetro, devidamente acoplados ao circuito.
Se a resistência do resistor variar de 500 Ω para 5000 Ω, a leitura da- A) corrente que atravessa o circuito, no amperímetro, não se altera.
- B) corrente que atravessa o circuito, no amperímetro, aumenta.
- C) corrente que atravessa o circuito, no amperímetro, diminui.
- D) diferença de potencial, no voltímetro, aumenta.FAZER COMENTÁRIO
- E) diferença de potencial, no voltímetro, diminui.
1 2 3 … 11 Próximo »A alternativa correta é letra C
Primeiramente, calculemos a corrente que passa sobre o resistor. Utilizando a lei de ohm:Ou seja, a corrente é inversamente proporcional à resistência. Dessa forma, um aumento de resistência implica em uma diminuição de corrente no amperímetro (que, a título de simplicidade, é suposto ideal).Calculemos agora a tensão sobre o resistor:ou seja, a tensão sobre o resistor não depende da resistência.Portanto, a única opção correta é a C.
- B) 3
- B) 2,5 V e 0,4 A
- B) 28.
- B) 33 μC.
- B) 2,1 A.
- B) 120.
- B)
- B) 2,4.10–1
- B) 1,0 e 3,0