Questões Sobre Assoreamento - Geografia - Vestibular Tradicional
1) As afirmativas a seguir listam as causas do agravamento do assoreamento, exceto:
- A) Erosão do solo, ocasionada pelo manejo inadequado e práticas agrícolas que favoreçam esse processo.
- B) Construção de represas e barragens que deixam os cursos dos rios mais lentos e, consequentemente, aumentam a deposição dos materiais em suspensão.
- C) Retirada da cobertura vegetal nas proximidades e nas margens dos cursos d'água.
- D) Lançamento de esgoto e depósito de lixo nos cursos d'água, fazendo aumentar a carga de material a ser acumulada no leito dos rios.
- E) Pesca predatória nos rios e córregos, diminuindo a quantidade de espécies nesses locais.
Alternativa Correta:
D) Lançamento de esgoto e depósito de lixo nos cursos d'água, fazendo aumentar a carga de material a ser acumulada no leito dos rios.
Explicação:
O lançamento de esgoto e depósito de lixo nos cursos d'água aumenta significativamente a carga de material a ser acumulada no leito dos rios, contribuindo diretamente para o agravamento do assoreamento. Essa prática polui os recursos hídricos e favorece a deposição de resíduos sólidos, impactando negativamente a qualidade da água e o equilíbrio dos ecossistemas aquáticos.
2) (PUC-RS) Recentemente, eventos relacionados a precipitações frequentes e ao escoamento das águas superficiais em bacias hidrográficas têm ocasionado os chamados “desastres ambientais”. Pode-se citar, por exemplo, o ocorrido em São Lourenço do Sul, no Rio Grande do Sul. Muitos elementos e fatores podem ser elencados na análise desses acontecimentos trágicos.
Como fatores agravantes dos eventos naturais em nosso estado, citam-se:
I. O aumento das precipitações, que podem ocasionar avanços do nível de cursos de água para o leito de vazante.
II. O corte da mata ciliar, que favorece o desmoronamento das encostas, agravando o processo de assoreamento.
III. A utilização antrópica do leito maior dos rios e dos riachos, interferindo no processo natural de escoamento e infiltração das águas superficiais.
IV. O assoreamento da calha dos cursos de água, diminuindo a condição natural de escoamento e aumentando o volume de água nas margens de rios e riachos.
V. A manutenção da cobertura vegetal natural nas planícies de inundação.
São fatores agravantes apenas
- A) I e IV.
- B) I, II e V.
- C) II, III e IV.
- D) II, III e V.
- E) III, IV e V.
Explicação:
- O corte da mata ciliar (II) favorece o desmoronamento das encostas, agravando o processo de assoreamento.
- A utilização antrópica do leito maior dos rios e dos riachos (III) interfere no processo natural de escoamento e infiltração das águas superficiais.
- O assoreamento da calha dos cursos de água (IV) diminui a condição natural de escoamento e aumenta o volume de água nas margens de rios e riachos.
3) O assoreamento, em especial nas áreas urbanas, pode trazer consequências ambientais adversas para a população. As afirmativas a seguir apresentam as principais consequências desses processo.
I) O assoreamento pode ocasionar a redução ou eliminação da navegabilidade do curso d’água assoreado. A formação de bancos de areia é uma consequência do assoreamento.
II) O aumento da quantidade de espécies de peixes também é resultante do agravamento do assoreamento.
III) A escassez de água para o abastecimento das cidades e para a utilização nas atividades agrícolas pode ser ocasionada pelo assoreamento dos rios.
Estão corretas as alternativas:
- A) II e III.
- B) I e III.
- C) I e II.
- D) Todas as alternativas.
- E) Apenas a alternativa II.
Resposta:
Letra B
O assoreamento, em especial nas áreas urbanas, pode trazer consequências ambientais adversas para a população. As afirmativas corretas são:
- I) O assoreamento pode ocasionar a redução ou eliminação da navegabilidade do curso d'água assoreado. A formação de bancos de areia é uma consequência do assoreamento.
- III) A escassez de água para o abastecimento das cidades e para a utilização nas atividades agrícolas pode ser ocasionada pelo assoreamento dos rios.
A alternativa II está incorreta. Ao contrário do que afirma, o assoreamento não resulta no aumento da quantidade de espécies de peixes. Pelo contrário, ele provoca a diminuição da biodiversidade dos rios, uma vez que modifica a vazão dos cursos d'água e altera sua composição.
4) O assoreamento é um problema que atinge os rios e faz com que eles sejam alterados e, em casos extremos, até extintos. A respeito desse processo, estão corretas as proposições abaixo, exceto:
- A) O assoreamento de rios é originado a partir de um processo natural de sedimentação do solo. A ação humana nesse processo é insignificante.
- B) A formação de bancos de areia no leito dos rios é um impacto ambiental importante decorrente do processo de assoreamento dos cursos d'água.
- C) O depósito de lixo e o lançamento de esgoto nos rios podem intensificar o assoreamento dos cursos d'água, em especial nas áreas urbanas.
- D) O assoreamento é o processo de alteração e/ou degradação dos rios e cursos d'água em geral em virtude do acúmulo de sedimentos em seu leito.
- E) Alguns cursos d'água, na intensificação do assoreamento, diminuem o fluxo d'água e podem até ser extintos.
Alternativa correta: letra A
Explicação: A proposição correta é que a ação humana é o principal fator de agravamento dos processos de assoreamento, especialmente em áreas urbanas. Contrariamente ao afirmado na alternativa A, o assoreamento dos rios não é apenas um processo natural de sedimentação do solo, mas é significativamente influenciado pela atividade humana, como desmatamento, urbanização, agricultura intensiva, entre outros.