Questões Sobre Crise Financeira Do Capitalismo - Geografia - Vestibular Tradicional
1) (Enem – 2014)
O jovem espanhol Daniel se sente perdido. Seu diploma de desenhista industrial e seu alto conhecimento de inglês devem ajudá-lo a tomar um rumo. Mas a taxa de desemprego, que supera 52% entre os que têm menos de 25 anos, o desnorteia. Ele está convencido de que seu futuro profissional não está na Espanha, como o de, pelo menos, 120 mil conterrâneos que emigraram nos últimos dois anos. O irmão dele, que é engenheiro-agrônomo, conseguiu emprego no Chile. Atualmente, Daniel participa de uma “oficina de procura de emprego” em países como Brasil, Alemanha e China. A oficina é oferecida por uma universidade espanhola.
GUILAYN, P. “Na Espanha, universidade ensina a emigrar”. O Globo, 17 fev. 2013 (adaptado).
A situação ilustra uma crise econômica que implica
- A) valorização do trabalho fabril.
- B) expansão dos recursos tecnológicos.
- C) exportação de mão de obra qualificada.
- D) diversificação dos mercados produtivos.
- E) intensificação dos intercâmbios estudantis.
2) “O capitalismo é intrinsecamente instável, mas uma crise tão profunda e danosa quanto a atual era desnecessária: poderia ter sido evitada se o Estado democrático tivesse sido capaz de resistir à desregulação dos mercados financeiros. (…) A crise global de 2008 começou como costumam começar as crises financeiras em países ricos e foi causada pela desregulação dos mercados financeiros e pela especulação selvagem que essa desregulação permitiu”.
PEREIRA, L. C. B. A crise financeira global e depois: um novo capitalismo? Novos Estudos. n.86, mar. 2010. pp. 51-72.
Ao atribuir a responsabilidade pela crise econômica atual do capitalismo à desregulamentação dos mercados pelo Estado, o autor do texto tece uma crítica:
- A) ao capitalismo financeiro
- B) ao neoliberalismo econômico
- C) ao intervencionismo do Estado
- D) à corrupção dos governos
- E) à mercantilização da sociedade
Alternativa correta: B) ao neoliberalismo econômico
Ao atribuir a responsabilidade pela crise econômica atual do capitalismo à desregulamentação dos mercados pelo Estado, o autor do texto tece uma crítica ao neoliberalismo econômico. Quando o autor responsabiliza a desregulação dos mercados pela ausência do Estado democrático, ele critica a ausência de intervenção do Estado sobre a economia, uma das premissas básicas do sistema neoliberal.
3) Charge crítica sobre a crise da Grécia e a União Europeia
LATUFF, C. “Todas as opções na mesa para a Grécia”. Operamundi. Disponível em: http://operamundi.uol.com.br. Acesso em: 08 jun. 2015.
Na charge acima, temos a Primeira-ministra da Alemanha e representante da União Europeia (UE), Angela Merkel, apresentando as “opções” da Grécia perante a crise econômica.
A crítica presente no cartum faz referência:
- A) à disputa ideológica entre os diferentes sistemas de produção.
- B) aos gastos necessários para recuperação monetária.
- C) à negativa da UE perante a entrada da Grécia no bloco.
- D) ao regime de controle midiático da UE sobre os gregos.
- E) à política de austeridade exigida pela UE.
4) “O que assistimos atualmente no mundo capitalista é muito mais do que uma simples crise financeira, ou creditícia (…). Assistimos, na atualidade, ao início do processo de colapso de uma etapa específica do capitalismo. A crise financeira iniciada nos Estados Unidos, no setor imobiliário dos subprime, e a qual se estendeu a todo o sistema financeiro e ao setor da economia real, é só o princípio desse processo”.
CARCANHOLO, R. A. A atual crise do capitalismo. Crítica Marxista, n.29, 2009. p.49 (adaptado).
Durante a análise sobre a crise financeira do capitalismo, o autor afirma que ela “se estendeu a todo o sistema financeiro e ao setor da economia real”. Isso significa dizer que a crise econômica em questão:
- A) manifesta-se em setores específicos da economia, não afetando o seu macrofuncionamento.
- B) ocorre na esfera especulativa, gerando prejuízos apenas no campo da economia dos bens materiais.
- C) é resultante das trocas comerciais não só do sistema capitalista, mas de toda a estrutura da sociedade moderna.
- D) materializa-se tanto na esfera especulativa das bolsas de valores quanto no campo das atividades econômicas básicas.
- E) poderia ser evitada se houvesse uma maior integração entre o capitalismo financeiro e o capitalismo real.