(UEL 2010) Leia o texto a seguir:
O nome hileia proposto por Humboldt para o sistema muito característico encontrado em toda a extensão da planície amazônica, desde os contrafortes dos Andes até o oceano Atlântico, tem simplesmente o significado de bosque, ou coleção de matéria vegetal. Na verdade, uma densa floresta tropical úmida, constituída de diferentes estratos arbóreos, isto é, árvores de diversas alturas, formando como que distintas camadas de copas superpostas, cada qual adaptada a diferentes condições ambientais, sobretudo quanto à luminosidade. Sendo essas copas muito densas e entrelaçadas entre si, a penetração dos raios solares através delas é muito precária e limitada, dificultando o desenvolvimento de plantas rasteiras ou mesmo arbustos que não poderiam dispensar a presença da luz para a realização da fotossíntese.
BRANCO, S. M. A realidade da Amazônia. In:_____. O desafio amazônico. São Paulo: Moderna, 1989. p. 39.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o domínio morfoclimático amazônico, mais da metade do volume de água atmosférica que forma as chuvas ocorre devido
- A) aos ventos alíseos da região Nordeste.
- B) aos ventos alíseos da região Sudeste.
- C) à transpiração das plantas e à evaporação direta.
- D) às massas tropicais pacíficas.
- E) à corrente de Humboldt.
Resposta:
Resposta:
Alternativa correta: Letra C
A transpiração das plantas e a evaporação direta são responsáveis por mais da metade do volume de água atmosférica que forma as chuvas na região amazônica. Nesse ecossistema, a transpiração das plantas, especialmente das árvores da floresta, e a evaporação direta da umidade do solo contribuem significativamente para o ciclo hidrológico, fornecendo vapor de água para a atmosfera, que posteriormente se condensa e forma as chuvas.
Deixe um comentário