Questões Sobre Infraestrutura - Geografia - Vestibular Tradicional
1) (Cesmac-2019) Em algumas cidades, a arquitetura urbana moderna contrasta com a arquitetura antiga. Convivem, numa mesma paisagem, momentos históricos diferentes. Sobretudo em cidades dos países subdesenvolvidos, o moderno, sinônimo de riqueza, contrasta com a pobreza (falta de infraestrutura, cortiços etc.).
Adaptado de TERRA, Lygia e COELHO, Marcos de Amorim. Geografia Geral. São Paulo, Editora Moderna.
Esse fenômeno referido no texto é corretamente denominado de:
- A) segregação espacial
- B) megalopolização
- C) especulação urbana
- D) geoecologização urbana
- E) segregação étnica
2) (UEFS) Região metropolitana é o conjunto de municípios contíguos e interligados socioeconomicamente a uma metrópole com serviços públicos e de infraestrutura comuns. Considerando-se o conceito descrito e os conhecimentos sobre a urbanização brasileira, pode-se afirmar que as regiões metropolitanas do Sudeste caracterizam-se
- A) pelo fenômeno da metropolização decorrente da crescente concentração industrial.
- B) pelo processo de conurbação de seus municípios e consequente aumento dos movimentos pendulares.
- C) pelo elevado IDH, o que reflete uma maior inclusão social.
- D) pela rede urbana ampla e complexa, com a existência de todos os níveis hierárquicos.
- E) pela especulação imobiliária que, gradativamente, elimina a segregação espacial.
Letra B
As regiões metropolitanas do Sudeste caracterizam-se pelo processo de conurbação de seus municípios e consequente aumento dos movimentos pendulares. A conurbação é o fenômeno de fusão ou integração física entre áreas urbanas adjacentes, resultando na formação de uma única e vasta mancha urbana, com uma rede de infraestrutura comum e interligada.
3) (FGV) Destaca-se na crescente exportação de frutas, principalmente uva, manga, goiaba e banana cultivadas com técnicas de irrigação. O dinamismo da economia estadual, principalmente no setor industrial, está associado a sua moderna infraestrutura portuária. Destaca-se, também, pela indústria têxtil e de confecções. Referimo-nos ao estado
- A) de Pernambuco.
- B) de São Paulo.
- C) do Rio Grande do Sul.
- D) do Maranhão.
- E) do Paraná.
Letra A
O texto destaca o dinamismo econômico, a moderna infraestrutura portuária e a indústria têxtil e de confecções, características que correspondem ao estado de Pernambuco.
4) (PUC-RJ) Em fevereiro de 2013, comemoraram-se os 205 anos da abertura dos portos brasileiros às ‘Nações Amigas’, por Dom João VI, desde a chegada da família real ao Brasil. No entanto, ao se observar, atualmente, a situação dos portos brasileiros, verifica-se um cenário bastante problemático, em que são poucos os motivos de comemoração.
Sítio do Universo OnLine. Disponível em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/portos-brasileiros-faltam-investimentos-e-modernizacao.htm. Acesso em: 14 dez. 2013.
Das opções a seguir, assinale a que expressa um problema de infraestrutura do setor portuário brasileiro:
- A) ampliação da burocracia estatal.
- B) elevação do preço dos combustíveis.
- C) encarecimento dos aluguéis dos terminais.
- D) baixa intermodalidade da rede de transporte.
- E) dinamização do comércio interportuário mundial.
Resposta: letra D) baixa intermodalidade da rede de transporte.
Explicação: A baixa intermodalidade indica a ausência de conexões entre os portos brasileiros e outros modais de transporte, como ferrovias e hidrovias, dificultando a eficiência logística e o escoamento da produção.
5) Uma das formas tradicionais de melhorar a infraestrutura de um território é por meio da
- A) destruição da vegetação florestal.
- B) retração do volume de empregos.
- C) elevação do investimento público.
- D) diminuição dos programas sociais.
- E) ampliação do número de impostos.
Letra C
A elevação do investimento público, por meio da construção de estruturas físicas diversas, é uma das principais formas de fomentar a infraestrutura de uma região.
6) Em nível mundial, a melhor infraestrutura está concentrada em poucas regiões, especialmente nos países
- A) socialistas e comunistas.
- B) desenvolvidos e industrializados.
- C) socialistas e emergentes.
- D) subdesenvolvidos e emergentes.
- E) comunistas e emergentes.
Alternativa Correta:
Letra B
As melhores infraestruturas em nível mundial estão concentradas em países desenvolvidos e industrializados, por exemplo, em nações como Estados Unidos e Alemanha.
7) São problemas comuns de infraestrutura no território brasileiro, com exceção da
- A) ausência de saneamento.
- B) precariedade das rodovias.
- C) velocidade baixa da internet.
- D) elevação do custo de vida.
- E) queda de energia elétrica.
Alternativa correta: D) elevação do custo de vida.
A elevação do custo de vida não é um problema estrutural, mas sim um aspecto da realidade urbana brasileira que implica diversas consequências socioeconômicas para a população.
8) Qual a região brasileira que oferta a melhor rede de infraestruturas de bens e serviços no Brasil?
- A) Norte
- B) Sudeste
- C) Centro-Oeste
- D) Nordeste
- E) Sul
Letra B
A região Sudeste contempla a melhor oferta de infraestrutura de bens e serviços do Brasil, com destaque para as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
9) As infraestruturas sociais garantem a melhora da qualidade de vida das populações. Um exemplo desse tipo de infraestrutura é o
- A) crescimento industrial.
- B) aumento da renda.
- C) processo de gentrificação.
- D) saneamento básico.
- E) êxodo das zonas rurais.
Letra D
O saneamento básico é um exemplo de infraestrutura social que contempla abastecimento de água, coleta de esgoto, limpeza de vias, e estruturas de águas pluviais.
10) O tipo de infraestrutura ligada ao desenvolvimento das atividades produtivas é chamado de infraestrutura
- A) social.
- B) econômica.
- C) solitária.
- D) humana.
- E) local.
Resposta Correta:
- A) social.
- B) econômica.
- C) solitária.
- D) humana.
- E) local.
O tipo de infraestrutura ligada ao desenvolvimento das atividades produtivas é chamado de infraestrutura econômica. Ela se refere a todas as estruturas e serviços necessários para apoiar a produção e a circulação de bens e serviços em uma economia, como por exemplo, instalações industriais, redes de transporte e comunicação.