Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Questões Sobre Termometria - Física - 2º ano do ensino médio

Continua após a publicidade..

1) Analise as seguintes afirmações sobre conceitos de termologia:

I) Calor é uma forma de energia.

II) Calor é o mesmo que temperatura.

III) A grandeza que permite informar se dois corpos estão em equilíbrio térmico é a temperatura.

Está(ão) correta(s) apenas:

  • A) I.
  • B) II.
  • C) III.
  • D) I e II.
  • E) I e III.
FAZER COMENTÁRIO

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre termologia:

I) Calor é uma forma de energia: Esta afirmação é correta. O calor é a energia transferida entre sistemas ou corpos devido a uma diferença de temperatura.

II) Calor é o mesmo que temperatura: Esta afirmação é incorreta. Calor e temperatura são conceitos diferentes. A temperatura é uma medida da energia cinética média das partículas de um corpo, enquanto o calor é a transferência de energia térmica entre corpos de diferentes temperaturas.

III) A grandeza que permite informar se dois corpos estão em equilíbrio térmico é a temperatura: Esta afirmação é correta. Dois corpos estão em equilíbrio térmico quando têm a mesma temperatura, e não há transferência de calor entre eles.

Portanto, as afirmações I e III estão corretas. A opção que contém apenas essas duas afirmações corretas é:

E) I e III.

Continua após a publicidade..

2) Em relação à termometria, é certo dizer que:

  • A) -273 K representa a menor temperatura possível de ser atingida por qualquer substância.
  • B) a quantidade de calor de uma substância equivale à sua temperatura.
  • C) em uma porta de madeira, a maçaneta metálica está sempre mais fria que a porta.
  • D) a escala Kelvin é conhecida como absoluta porque só admite valores positivos.
  • E) o estado físico de uma substância depende exclusivamente da temperatura em que ela se encontra.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) a escala Kelvin é conhecida como absoluta porque só admite valores positivos.

Vamos analisar cada alternativa individualmente:

A) A afirmação de que -273 K é a menor temperatura possível é incorreta. A menor temperatura possível, conhecida como zero absoluto, é -273,15ºC, o que corresponde a 0 K na escala Kelvin.

B) A afirmação de que a quantidade de calor de uma substância equivale à sua temperatura é incorreta. A temperatura de uma substância está relacionada ao grau de agitação das moléculas, enquanto a quantidade de calor é a energia transferida devido à diferença de temperatura.

C) A afirmação de que a maçaneta metálica está sempre mais fria que a porta de madeira é incorreta. Ambas as partes podem estar na mesma temperatura, mas o metal, sendo um melhor condutor de calor, pode transferir calor mais rapidamente da mão para si, criando a sensação de frio.

D) A afirmação de que a escala Kelvin é conhecida como absoluta porque só admite valores positivos é correta. A escala Kelvin começa em 0 K, que é o zero absoluto, e aumenta a partir daí.

E) A afirmação de que o estado físico de uma substância depende exclusivamente da temperatura em que ela se encontra é incorreta. O estado físico também depende da pressão a que a substância está submetida.

Portanto, com base na resolução fornecida, a alternativa D é a correta.

3) Quando uma enfermeira coloca um termômetro clínico de mercúrio sob a língua de um paciente, por exemplo, ela sempre aguarda algum tempo antes de fazer a sua leitura. Esse intervalo de tempo é necessário.

  • A) para que o termômetro entre em equilíbrio térmico com o corpo do paciente.
  • B) para que o mercúrio, que é muito pesado, possa subir pelo tubo capilar.
  • C) para que o mercúrio passe pelo estrangulamento do tubo capilar.
  • D) devido à diferença entre os valores do calor específico do mercúrio e do corpo humano.
  • E) porque o coeficiente de dilatação do vidro é diferente do coeficiente de dilatação do mercúrio.
FAZER COMENTÁRIO

Quando uma enfermeira usa um termômetro clínico de mercúrio, ela espera um tempo antes de ler a temperatura para garantir que o termômetro tenha atingido o equilíbrio térmico com o corpo do paciente. Isso significa que a temperatura do termômetro precisa se estabilizar para refletir com precisão a temperatura corporal do paciente. Portanto, a resposta correta é:

A) para que o termômetro entre em equilíbrio térmico com o corpo do paciente.

As outras opções mencionadas não são os motivos pelos quais a enfermeira espera antes de fazer a leitura. O mercúrio sobe pelo tubo capilar devido à expansão térmica quando aquecido e não devido ao seu peso. O estrangulamento no tubo capilar é um recurso de segurança para evitar que o mercúrio caia rapidamente quando o termômetro é removido, o que poderia causar uma leitura incorreta se acontecesse durante a medição. As diferenças nos calores específicos e coeficientes de dilatação não são relevantes para o tempo de espera necessário para a leitura do termômetro.

Continua após a publicidade..

4) Certo dia, um viajante verificou que a temperatura local acusava X°F. Se a escala utilizada tivesse sido a Celsius, a leitura seria 52 unidades mais baixa. Essa temperatura é:

  • A) agradável
  • B) 50°C
  • C) 84°C
  • D) 100°C
  • E) acima de 100°C
FAZER COMENTÁRIO

Para resolver essa questão, podemos usar a fórmula de conversão de Fahrenheit para Celsius:

T(°C) = (T(°F) − 32) × 5/9

Sabemos que a leitura em Celsius seria 52 unidades mais baixa do que a leitura em Fahrenheit. Portanto, podemos estabelecer a seguinte relação:

T(°C) = T(°F) − 52

Substituindo a primeira fórmula na segunda, temos:

T(°F) − 52 = (T(°F) − 32) × 5/9

Para encontrar o valor de ( T(°F) ), precisamos resolver essa equação. Multiplicando ambos os lados por 9 e dividindo por 5, obtemos:

9(T(°F) − 52) = 5(T(°F) − 32)

Expandindo e simplificando a equação, chegamos a:

9T(°F) − 468 = 5T(°F) − 160

Isolando ( T(°F) ) no lado esquerdo e os números no lado direito, temos:

4T(°F)=308

Dividindo ambos os lados por 4, encontramos:

T(°F) = 77

Agora, vamos converter 77°F para Celsius usando a fórmula de conversão:

T(°C)  =(77 − 32) × 5/9

T(°C) = 45 × 5/9

T(°C) = 25

Portanto, a temperatura em Celsius é 25°C, analisando as alternativas concluimos que a correta trata-se da letra A) agradável

5) Quando se mede a temperatura do corpo humano com um termômetro clínico de mercúrio em vidro, procura-se colocar o bulbo do termômetro em contato direto com regiões mais próximas do interior do corpo e manter o termômetro assim durante algum tempo, antes de fazer a leitura. Esses dois procedimentos são necessários porque

  • A) O equilíbrio térmico só é possível quando há contato direto entre dois corpos e porque demanda sempre algum tempo para que a troca de calor entre o corpo humano e o termômetro se efetive.
  • B) É preciso reduzir a interferência da pele, órgão que regula a temperatura interna do corpo, e porque demanda sempre algum tempo para que a troca de calor entre o corpo humano e o termômetro se efetive.
  • C) O equilíbrio térmico só é possível quando há contato direto entre dois corpos e porque é preciso evitar a interferência do calor específico médio do corpo humano.
  • D) É preciso reduzir a interferência da pele, órgão que regula a temperatura interna do corpo, e porque o calor específico médio do corpo humano é muito menor que o do mercúrio e do vidro.
  • E) O equilíbrio térmico só é possível quando há contato direto entre dois corpos e porque é preciso reduzir a interferência da pele, órgão que regula a temperatura interna do corpo.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) É preciso reduzir a interferência da pele, órgão que regula a temperatura interna do corpo, e porque demanda sempre algum tempo para que a troca de calor entre o corpo humano e o termômetro se efetive.

Explicação:

Para minimizar a influência isolante da pele e garantir uma medição de temperatura mais precisa, o termômetro deve ser inserido de forma que seu bulbo esteja em contato direto com áreas mais internas do corpo, permitindo assim uma leitura mais exata da temperatura corporal interna.

Continua após a publicidade..

6) O quíntuplo de uma certa indicação de temperatura registrada num termômetro graduado na escala Celsius excede em 6 unidades o dobro da correspondente indicação na escala Fahrenheit. Esta temperatura, medida na escala Kelvin, é de:

  • A) 50K
  • B) 223K
  • C) 273K
  • D) 300K
  • E) 323K
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) 323K

Fórmula de conversão de Celsius/Fahrenheit:

TC / 5 = (TF – 32) / 9
9TC / 5 + 32 = TF

PASSO 1: A questão nos diz que “o quíntuplo de uma certa indicação de temperatura registrada num termômetro graduado na escala Celsius excede em 6 unidades o dobro da correspondente indicação na escala Fahrenheit”, ou seja:

5 . TC = (2 . TF + 6)

PASSO2: Substituindo TF pelo resultado da primeira equação, teremos:

5TC = 2.(9TC / 5 + 32) + 6
5TC = 18TC / 5 + 64 + 6
5TC – 18TC / 5 = 70
25TC-18TC / 5 = 70
7TC = 70.5
TC = 350 / 7
TC = 50ºC

PASSO 3: Por fim, basta converter esse resultado para a escala Kelvin:

K = TC + 273
K = 50 + 273
K = 323K

7) Existem duas escalas termométricas que só admitem temperaturas positivas. São elas:

  • A) Celsius e Fahrenheit.
  • B) Fahrenheit e Kelvin.
  • C) Kelvin e Rankine.
  • D) Rankine e Reaumur.
  • E) Reaumur e Celsius.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Kelvin e Rankine.

As escalas termométricas que só admitem temperaturas positivas são aquelas que não têm valores negativos. A escala Celsius e a escala Fahrenheit ambas têm temperaturas negativas, então podemos descartar as opções A e E.

A escala Kelvin é a escala termométrica absoluta, onde o zero (0 K) representa o zero absoluto, e não há temperaturas negativas. A escala Rankine é semelhante à Kelvin, mas usa a escala Fahrenheit como base. Assim como a Kelvin, a Rankine começa no zero absoluto e, portanto, também não tem temperaturas negativas.

Portanto, as duas escalas termométricas que só admitem temperaturas positivas são:

C) Kelvin e Rankine.

Continua após a publicidade..

8) Um viajante, ao desembarcar de um avião no aeroporto de Londres, verificou que a temperatura indicada em um termômetro era 14 °F. A indicação dessa temperatura em um termômetro graduado na escala Celsius é:

  • A) – 5 °C
  • B) – 10 °C
  • C) – 15 °C
  • D) – 20 °C
  • E) – 25 °C
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) – 10 °C

Conversão Celsius/Fahrenheit:
ΔTC / 5 = ΔTF / 9
TC / 5 = (TF – 32) / 9
TC / 5 = (14 – 32) / 9
TC . 9 = 5 . (-18)
TC = -90 / 9
TC = -10ºC

9) O verão de 1994 foi particularmente quente nos Estados Unidos da América. A diferença entre a máxima temperatura do verão e a mínima do inverno anterior foi de 60ºC. Qual o valor dessa diferença na escala Fahrenheit?

  • A) 33ºF
  • B) 60ºF
  • C) 92ºF
  • D) 108ºF
  • E) 140ºF
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) 108ºF

Para converter a diferença de temperatura de Celsius para Fahrenheit, usamos a fórmula:

ΔF = ΔC × 9/5

Onde:

  • ( ΔF ) é a diferença de temperatura em Fahrenheit.
  • ( ΔC ) é a diferença de temperatura em Celsius.

Dado que a diferença de temperatura é de 60ºC, aplicamos a fórmula:

ΔF = 60 × 9/5

ΔF = 60 × 1.8

ΔF = 108

Portanto, a diferença de temperatura na escala Fahrenheit é de 108ºF. A resposta correta é a alternativa (D) 108ºF

Continua após a publicidade..

10) O conceito de temperatura foi aprimorado nos últimos séculos. Nos dias atuais, está relacionado à(ao)

  • A) ponto tríplice da água.
  • B) grau de agitação térmica.
  • C) equilíbrio térmico do meio.
  • D) mudança de estado físico.
  • E) sensação de quente e frio.
FAZER COMENTÁRIO

A temperatura é um conceito fundamental na física e está diretamente relacionada ao grau de agitação térmica das partículas de um corpo. Quando as partículas estão mais agitadas, dizemos que a temperatura é mais alta; quando estão menos agitadas, a temperatura é mais baixa.

Portanto, a opção correta é:

B) grau de agitação térmica.

Esse conceito é central para a termodinâmica e para entender como a energia é transferida na forma de calor. As outras opções mencionam aspectos que podem estar associados à temperatura, mas não definem o conceito em si. Por exemplo, o ponto tríplice da água é uma condição específica usada para definir a escala Kelvin, mas não é uma definição de temperatura. A mudança de estado físico e o equilíbrio térmico são fenômenos que ocorrem em resposta a mudanças de temperatura, e a sensação de quente e frio é uma percepção humana subjetiva da temperatura.

1 2