Continua após a publicidade..
A História e Literatura têm trazido contribuições importantes para compreensão do desenvolvimento das civilizações. Leia o poema “Mar Português”, de Fernando Pessoa, e assinale a afirmativa CORRETA de acordo com o texto.
Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lagrimas de Portugal!
Por te cruzarmos quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.
- A) Refere-se à expansão marítima portuguesa durante os séculos XV e XVI, ampliando a esfera política e geográfica do mundo conhecido.
- B) Explica o mito fundador da colonização do novo mundo a partir da imposição da Coroa Portuguesa e de seus aliados espanhóis.
- C) Trata-se de uma interpretação idealista da expansão marítima portuguesa, criada a partir das ideias mercantilistas inglesas e francesas do século XIX.
- D) Critica o modelo histórico que explica o processo de colonização portuguesa em função da mudança do eixo Atlântico para o Mediterrâneo.
- E) Expressa a frustração da nação portuguesa diante dos fracassos marítimos ocorridos diante das dificuldades inerentes à expansão marítima.
Continua após a publicidade..
Resposta:
A alternativa correta é letra A
A partir das Grandes Navegações, Portugal se lançou ao sonho de constituir-se um Império Ultramarino, como de fato conseguiu. Entretanto, Fernando Pessoa bem recorda quantos morreram para que Portugal conseguisse expandir seus domínios. As técnicas de navegação dos séculos XV e XVI não eram das melhores, assim, nem é preciso dizer da precariedade das condições dos marinheiros durante as viagens e da segurança dentro das embarcações e mesmo quando chegavam em novas terras, quanta hostilidade poderiam encontrar. Essa expansão marítima portuguesa veio a ampliar a esfera política e geográfica do mundo conhecido, como bem explica a alternativa a.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário