Continua após a publicidade..
Sobre a chegada dos espanhóis à América e a subseqüente colonização, pode-se afirmar que
- A) as populações indígenas foram escravizadas, suas riquezas confiscadas e a evangelização do Novo Mundo atribuída, pela Coroa, exclusivamente aos jesuítas.
- B) os indígenas, depois da execução dos seus imperadores, foram confinados dentro de missões religiosas e os espanhóis organizaram expedições para a captura dos fugitivos.
- C) os espanhóis fizeram incursões bem sucedidas pelo interior do continente, dominaram culturas indígenas complexas e encontraram metais preciosos em abundância.
- D) a agricultura de exportação foi a principal base do comércio colonial, sustentado por um sistema cooperativo de produção e pelo trabalho indígena compulsório.
- E) o trabalho indígena eliminou a necessidade de escravos africanos, o lucro do comércio metropolitano permitiu afrouxar as regras do mercantilismo e estimular o sistema de frotas e galeões.
Continua após a publicidade..
Resposta:
A alternativa correta é letra C
A única correta é a alternativa C, que trata da colonização espanhola, a qual dominou culturas indígenas complexas, como os incas e os astecas, e também encontrou metais preciosos em abundância, como ouro e prata.
Todas as outras alternativas possuem erros. Os jesuítas não foram os únicos responsáveis pela cristianização, como diz a alternativa A. O colono também exercia esse papel. Os indígenas não foram confinados em missões religiosas como afirma a alternativa B, eles foram obrigados a trabalhar pela Mita e a Encomienda. A alternativa D afirma que a agricultura de exportação foi a principal base do comércio colonial, e está errada pois a exportação de metais era a base do comércio colonial. Como o metalismo é uma características do mercantilismo, do qual a coroa espanhola se beneficiou, a alternativa E está errada, além disso também havia a presença de escravos africanos.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário