Continua após a publicidade..
Documentos inéditos descobertos na Inglaterra relatam que, apenas 13 anos depois de proclamada a Independência, o governo brasileiro pediu auxílio militar às grandes potências da época – Inglaterra e França – para reprimir a Cabanagem (…) no Pará. (…) Em 1835, o regente Diogo Antônio Feijó reuniu-se secretamente com os embaixadores da França e da Grã-Bretanha. Durante a reunião, Feijó pediu ajuda militar, de 300 a 400 homens para cada um dos países, no intuito de ajudar o governo central brasileiro a acabar com a rebelião.
Luís Indriunas, Folha de S.Paulo,13.10.1999.
A partir das informações apresentadas pelos documentos encontrados, é correto afirmar que o período Regencial:
- A) Foi marcado pela disputa política entre regressistas e progressistas, que defendiam, respectivamente, a escravidão e a imediata abolição da escravatura.
- B) Pode ser considerado parte de um momento especial de construção do Estado nacional no Brasil, durante o qual a unidade territorial esteve em perigo.
- C) Não apresentou grande preocupação por parte das autoridades regenciais e nem da aristocracia rural, apesar das inúmeras rebeliões espalhadas pelo país.
- D) Teve como característica marcante a ampliação da participação popular por meio do voto universal e da criação do Conselho de Representantes das Províncias do Império.
- E) Teve como momento mais importante a aprovação do Ato Adicional de 1834, que estabeleceu medidas político-administrativas voltadas para a centralização política.
Continua após a publicidade..
Resposta:
A alternativa correta é letra B
O perído regencial vivido pelo Brasil configura-se como uma das fases mais turbulentas e complexas da História brasileira. Mesmo nos estudos historiográficos, esse período ainda é muito debatido e estudado. A ausência de uma figura central no poder, além das constantes disputas entre liberais e conservadores fizeram com que o povo da época fosse às ruas manifestar seu descontentamento. Tendo em base tais conhecimentos, o aluno deverá assinalar a alternativa B.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário