“Os bairros da Chapada, Dom Pedro e Alvorada, na Zona Centro-Oeste, são ‘ilhas de calor’ na cidade por terem uma temperatura maior que a de regiões próximas. Nessas áreas de Manaus a temperatura chega a até oito graus acima das demais, revela o estudo denominado ‘Ilhas de calor e saúde em Manaus: abordagem com geoprocessamento’, feito pelo doutor em Etnobiologia e Biogeografia, Sylvain Desmoulière, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) da Amazônia. (…)”
OSSAME, A. C. Bairros da Zona Centro-Oeste são ‘ilhas de calor’ em Manaus. A Crítica – Manaus. Disponível em: <Acrítica.uol>. Acesso em: 13 mar. 2015.
Assinale a alternativa que indica os fatores potencialmente responsáveis pela existência das ilhas de calor nas grandes cidades:
- A) desmatamento, efeito estufa e aquecimento global.
- B) construção de prédios, asfaltamento e remoção da vegetação.
- C) poluição do ar, poluição sonora e poluição da água.
- D) aumento das áreas verdes, redução de edifícios e crescimento demográfico.
Resposta:
Alternativa correta: B) construção de prédios, asfaltamento e remoção da vegetação.
Os fatores que indicam a formação das ilhas de calor são, necessariamente, intraurbanos, pois provocam um contraste na temperatura de algumas áreas em relação a outras mais ou menos próximas. Esses fatores envolvem a ação humana, que contribui para o aumento do calor (retirada da vegetação urbana, impermeabilização, etc.) e para a diminuição da circulação do ar (construção de prédios e edifícios em larga escala).
Deixe um comentário