Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Durante uma bateria de exames, qual estratégia para o psicodiagnóstico infantil deve ser evitada:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra A) Desconhecer a criança por suas características pessoais e a fase de seu desenvolvimento não sendo necessário para identificar tais sinais ou indicadores.

Gabarito: Letra A

Durante uma bateria de exames, qual estratégia para o psicodiagnóstico infantil deve ser evitada:

 

As estratégias apresentadas nas afirmativas estão no livro “Psicodiagnóstico V”, de Jurema Alcides Cunha. Vamos relembra-las:

“• Conhecer a criança por suas características pessoais e a fase de seu desenvolvimento para, nesse contexto, identificar tais sinais ou indicadores.

• Estimular a criança, de forma gradual, seguindo o ritmo de seu processo evolutivo e de acordo com as destrezas e capacidades que vão surgindo no seu desenvolvimento.

• Possibilitar-lhe condições motivadoras para promover sua participação efetiva nas atividades que lhe são sugeridas ou mesmo por elas realizadas.

• Animá-la a expressar, em forma espontânea e oportuna, suas emoções e pensamentos, induzindo-a a manejar os conflitos que possam surgir em tais situações.

• Facilitar-lhe diversos recursos que estimulem sua livre expressão, tanto no seu desenvolvimento cognitivo e sócio-emocional quanto motor e de comunicação, como forma de interação com o ambiente, sua representação e interpretação.

• Utilizar diferentes modalidades de verbalização, como são as diversas formas de perguntas, a fim de orientar a criança em sua própria aprendizagem, tomando decisões por si mesma e dirigindo suas próprias ações.

• Indicar-lhe atividades que são dirigidas por outras pessoas, a fim de que possa sentir e aceitar que, também em muitas situações, precisa ser orientada e guiada pelos demais.

• Possibilitar-lhe a descoberta gradual da multicausalidade de certos acontecimentos, com a confrontação de suas próprias suposições, conduzindo-a, assim, a um conhecimento cada vez mais coerente de seu meio ambiente.

• Proporcionar-lhe recursos destinados a facilitar o desenvolvimento de respostas diferentes para a solução de uma dada situaçãoproblema, e a comparação de seus resultados e com os obtidos pelos demais.


a)  Desconhecer a criança por suas características pessoais e a fase de seu desenvolvimento não sendo necessário para identificar tais sinais ou indicadores.
b)  Estimular a criança, de forma gradual, seguindo o ritmo de seu processo evolutivo e de acordo com as destrezas e capacidades que vão surgindo no seu desenvolvimento.
c)  Utilizar diferentes modalidades de verbalização, como são as diversas formas de perguntas, a fim de orientar a criança em sua própria aprendizagem, tomando decisões por si mesma e dirigindo suas próprias ações.
d)  Possibilitar-lhe condições motivadoras para promover sua participação efetiva nas atividades que lhe são sugeridas ou mesmo por elas realizadas.

 

O profissional deve conhecer a criança por suas características pessoais, e não desconhecer.

 

Nosso gabarito é Letra A

 

Fonte: Psicodiagnóstico-V [recurso eletrônico] / Jurema Alcides Cunha ... [et al.]. – 5. ed. rev. e ampl. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2007.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *