Cunha (2003) define os objetivos de uma avaliação psicológica clínica. Suas especificações são:
I. “O exame compara a amostra do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos da população geral ou de grupos específicos, com condições demográficas equivalentes; esses resultados são fornecidos em dados quantitativos, classificados sumariamente, como em uma avaliação de nível intelectual”.
II. “Pressupõe um nível mais elevado de inferência clínica, havendo uma integração de dados com base teórica. Permite chegar a explicações de aspectos comportamentais nem sempre acessíveis na entrevista, à antecipação de fontes de dificuldades na terapia e à definição de focos terapêuticos etc.”.
III. “Hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos”.
IV. “É determinado o nível de funcionamento da personalidade, são examinadas as funções do ego, compreensiva em especial a de insight, condições do sistema de defesas, para facilitar a indicação de recursos terapêuticos e prever a possível resposta aos mesmos”.
V. “Ultrapassa a classificação simples, interpretando diferenças de escores, identificando forças e fraquezas e descrevendo o desempenho do paciente, como em uma avaliação de déficits neuropsicológicos”.
A opção CORRETA com os nomes dos objetivos citados acima, respectivamente, é:
- A) Avaliação compreensiva. Descrição. Classificação nosológica. Entendimento dinâmico. Classificação simples.
- B) Classificação simples. Entendimento dinâmico. Classificação nosológica. Avaliação compreensiva. Descrição.
- C) Descrição. Avaliação compreensiva. Classificação simples. Classificação nosológica. Entendimento dinâmico.
- D) Entendimento dinâmico. Classificação nosológica. Descrição. Classificação simples. Avaliação compreensiva.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Classificação simples. Entendimento dinâmico. Classificação nosológica. Avaliação compreensiva. Descrição.
Gabarito: Letra B
Vamos relembrar os objetivos da avaliação psicológica segundo Jurema Alcides Cunha:
I. “O exame compara a amostra do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos da população geral ou de grupos específicos, com condições demográficas equivalentes; esses resultados são fornecidos em dados quantitativos, classificados sumariamente, como em uma avaliação de nível intelectual”.
Essa é a classificação simples.
II. “Pressupõe um nível mais elevado de inferência clínica, havendo uma integração de dados com base teórica. Permite chegar a explicações de aspectos comportamentais nem sempre acessíveis na entrevista, à antecipação de fontes de dificuldades na terapia e à definição de focos terapêuticos etc.”.
Esse é o entendimento dinâmico.
III. “Hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos”.
Essa é a classificação nosológica.
IV. “É determinado o nível de funcionamento da personalidade, são examinadas as funções do ego, compreensiva em especial a de insight, condições do sistema de defesas, para facilitar a indicação de recursos terapêuticos e prever a possível resposta aos mesmos”.
Essa é a avaliação compreensiva.
V. "Ultrapassa a classificação simples, interpretando diferenças de escores, identificando forças e fraquezas e descrevendo o desempenho do paciente, como em uma avaliação de déficits neuropsicológicos”.
Essa é a descrição.
Nosso gabarito é Letra B.
Fonte: Psicodiagnóstico-V [recurso eletrônico] / Jurema Alcides Cunha ... [et al.]. – 5. ed. rev. e ampl. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2007.
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