Sobre os comportamentos específicos do psicólogo no processo psicodiagnóstico, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo e a seguir assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) Procurar solver questões relacionadas com inimputabilidade, como aptidão para o exercício de funções de cidadão, avaliação de inépcia ou de barreiras psicopatológicas.
( ) Especificar prognóstico e diagnóstico referencial.
( ) Captar dados sobre a história clínica e história pessoal, buscando distinguir denominadores comuns com a circunstância atual, do ponto de vista psicopatológico e dinâmico.
( ) Estabelecer um plano de avaliação.
( ) Proceder com o exame do estado mental do paciente (subjetivo), eventualmente completado por outras fontes (exame objetivo).
- A) F, V, V, V, V.
- B) F, V, V, F, F.
- C) F, F, V, V, F.
- D) F, F, V, V, V.
- E) V, V, F, F, V.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) F, F, V, V, V.
Gabarito Letra D
Sobre os comportamentos específicos do psicólogo no processo psicodiagnóstico, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo e a seguir assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Vamos relembrar todos os comportamentos específicos do psicólogo:
“Os comportamentos específicos do psicólogo podem ser assim relacionados, embora possam variar na sua especificidade e na sua seriação, conforme os objetivos do psicodiagnóstico:
a) determinar motivos do encaminhamento, queixas e outros problemas iniciais;
b) levantar dados de natureza psicológica, social, médica, profissional e/ou escolar, etc. sobre o sujeito e pessoas significativas, solicitando eventualmente informações de fontes complementares;
c) colher dados sobre a história clínica e história pessoal, procurando reconhecer denominadores comuns com a situação atual, do ponto de vista psicopatológico e dinâmico;
d) realizar o exame do estado mental do paciente (exame subjetivo), eventualmente complementado por outras fontes (exame objetivo);
e) levantar hipóteses iniciais e definir os objetivos do exame;
f) estabelecer um plano de avaliação;
g) estabelecer um contrato de trabalho com o sujeito ou responsável;
h) administrar testes e outros instrumentos psicológicos;
i) levantar dados quantitativos e qualitativos;
j) selecionar, organizar e integrar todos os dados significativos para os objetivos do exame, conforme o nível de inferência previsto, com os dados da história e características das circunstâncias atuais de vida do examinando;
l) comunicar resultados (entrevista devolutiva, relatório, laudo, parecer e outros informes), propondo soluções, se for o caso, em benefício do examinando;
m) encerrar o processo”
(F) Procurar solver questões relacionadas com inimputabilidade, como aptidão para o exercício de funções de cidadão, avaliação de inépcia ou de barreiras psicopatológicas.
Falso. Questões de inimputabilidade e aptidão para funções de cidadão não são objetivos clínicos, consequentemente não são objetivos do psicodiagnóstico.
(F) Especificar prognóstico e diagnóstico referencial.
Falso. Esses não são comportamentos específicos do profissional.
(V) Captar dados sobre a história clínica e história pessoal, buscando distinguir denominadores comuns com a circunstância atual, do ponto de vista psicopatológico e dinâmico.
Verdadeiro!
(V) Estabelecer um plano de avaliação.
Verdadeiro!
(V) Proceder com o exame do estado mental do paciente (subjetivo), eventualmente completado por outras fontes (exame objetivo).
Verdadeiro!
Assim, a sequência correta é F F V V V
Nosso gabarito é Letra D
Fonte: Jurema Alcides Cunha. Psicodiagnóstico-V.– 5. ed. rev. e ampl. – – Porto Alegre : Artmed, 2007
Deixe um comentário