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Assinale a opção que apresenta a correspondência CORRETA.

1. Classificação Simples

2. Descrição

3. Classificação nosológica

4. Diagnóstico diferencial

5. Avaliação compreensiva

6. Entendimento dinâmico

( ) Ultrapassa o objetivo anterior, por pressupor um nível mais elevado de inferência clínica, havendo uma integração de dados com base teórica. Permite chegar a explicações de aspectos comportamentais nem sempre acessíveis na entrevista, à antecipação de fontes de dificuldades na terapia e à definição de focos terapêuticos, etc.

( ) É determinado o nível de funcionamento da personalidade. São examinadas as funções do ego, em especial a de insight, e as condições do sistema de defesas, para facilitar a indicação de recursos terapêuticos e prever a possível resposta aos mesmos.

( ) São investigadas irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático para diferenciar as alternativas diagnósticas, os níveis de funcionamento ou a natureza da patologia.

( ) Hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos.

( ) Ultrapassa a classificação simples, interpretando diferenças de escores, identificando forças e fraquezas e descrevendo o desempenho do paciente, como em uma avaliação de déficits neuropsicológicos.

( ) O exame compara a amostra do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos da população geral ou de grupos específicos, com condições demográficas equivalentes. Esses resultados são fornecidos em dados quantitativos, classificados sumariamente, como em uma avaliação de nível intelectual.

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Resposta:

A alternativa correta é letra B) 6, 5, 4, 3, 2, 1

Gabarito Letra B

(6) Ultrapassa o objetivo anterior, por pressupor um nível mais elevado de inferência clínica, havendo uma integração de dados com base teórica. Permite chegar a explicações de aspectos comportamentais nem sempre acessíveis na entrevista, à antecipação de fontes de dificuldades na terapia e à definição de focos terapêuticos, etc.

Esse é o entendimento dinâmico.

“O objetivo de entendimento dinâmico, em sentido lato, pode ser considerado como uma forma de avaliação compreensiva, já que enfoca a personalidade de maneira global, mas pressupõe um nível mais elevado de inferência clínica. Através do exame, procura-se entender a problemática de um sujeito, com uma dimensão mais profunda, na perspectiva histórica do desenvolvimento, investigando fatores psicodinâmicos, identificando conflitos e chegando a uma compreensão do caso com base num referencial teórico.” 

 

(5) É determinado o nível de funcionamento da personalidade. São examinadas as funções do ego, em especial a de insight, e as condições do sistema de defesas, para facilitar a indicação de recursos terapêuticos e prever a possível resposta aos mesmos.

Esse é a avaliação compreensiva.

“O objetivo de avaliação compreensiva considera o caso numa perspectiva mais global, determinando o nível de funcionamento da personalidade, examinando funções do ego, em especial quanto a insight, para indicação terapêutica ou, ainda, para estimativa de progressos ou resultados de tratamento. Não chega necessariamente à classificação nosológica, embora esta possa ocorrer subsidiariamente, uma vez que o exame pode revelar alterações psicopatológicas. Mas, de qualquer forma, envolve algum tipo de classificação, já que a determinação do nível de funcionamento é especialmente importante para a indicação terapêutica, definindo limites da responsabilidade profissional. Assim, um paciente em surto poderia requerer hospitalização e prescrição farmacológica sob os cuidados de um psiquiatra. Um paciente que enfrenta uma crise vital pode se beneficiar com uma terapia breve com um psicoterapeuta. Pressupõe-se que certas funções do ego estejam relativamente intactas para que haja uma resposta terapêutica adequada para determinados tipos de tratamento.” 

 

(4) São investigadas irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático para diferenciar as alternativas diagnósticas, os níveis de funcionamento ou a natureza da patologia.

Esse é o diagnóstico diferencial.

“Outro objetivo praticamente associado a esse é o de diagnóstico diferencial. O psicólogo investiga irregularidades e inconsistências do quadro sintomático e/ou dos resultados dos testes para diferenciar categorias nosológicas, níveis de funcionamento, etc. Naturalmente, para trabalhar com tal objetivo, o psicólogo, além de experiência e de sensibilidade clínica, deve ter conhecimentos avançados de psicopatologia e de técnicas sofisticadas de diagnóstico”

 

(3) Hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos.

Essa é a classificação nosológica.

 

(2) Ultrapassa a classificação simples, interpretando diferenças de escores, identificando forças e fraquezas e descrevendo o desempenho do paciente, como em uma avaliação de déficits neuropsicológicos.

 Essa é a descrição.

 

(1) O exame compara a amostra do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos da população geral ou de grupos específicos, com condições demográficas equivalentes. Esses resultados são fornecidos em dados quantitativos, classificados sumariamente, como em uma avaliação de nível intelectual.

Essa é a classificação simples.

 

Assim, a sequência correta é 6, 5, 4, 3, 2, 1

Nosso gabarito é Letra B

 

Fonte: Jurema Alcides Cunha. Psicodiagnóstico-V.– 5. ed. rev. e ampl. – – Porto Alegre : Artmed, 2007

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