Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

No que se refere ao psicodiagnóstico, assinale a opção correta.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra E) A avaliação psicodiagnóstica parte de um levantamento inicial de hipóteses que serão investigadas a partir de etapas predeterminadas, com objetivos bem marcados e precisos.

Gabarito Letra E

a)  A fim de evitar vieses, o processo psicodiagnóstico visa uma classificação descritiva, não devendo estar fundamentado em qualquer orientação teórica.

Errado. O psicodiagnóstico é construído a luz de uma orientação teórica.

“Compreendemos que o psicodiagnóstico é um procedimento científico de investigação e intervenção clínica, limitado no tempo, que emprega técnicas e/ou testes com o propósito de avaliar uma ou mais características psicológicas, visando um diagnóstico psicológico (descritivo e/ou dinâmico), construído à luz de uma orientação teórica que subsidia a compreensão da situação avaliada, gerando uma ou mais indicações terapêuticas e encaminhamentos.”

b)  O psicodiagnóstico é um processo de intervenção clínica que utiliza técnicas específicas, não sendo limitado no tempo.

Errado. O psicodiagnóstico é, sim, limitado no tempo.

c)  Uma avaliação psicodiagnóstica apenas poderá ser considerada um procedimento científico se utilizar em seu processo, necessariamente, técnicas e testes psicológicos.

Errado. A avaliação psicodiagnóstica é científica por usar métodos, técnicas e conhecimentos teóricos científicos, não necessariamente é necessário usar testes para ser científico.

“Assim, o psicodiagnóstico pressupõe a adoção de um ponto de vista científico sobre o fenômeno avaliado. Em psicologia, acreditamos que esse caráter científico é adquirido por meio de métodos e técnicas de intervenção, com base em teorias psicológicas”

d)  O psicodiagnóstico só poderá ser utilizado em âmbito individual, não sendo recomendada a investigação em grupos.

Errado. O psicodiagnóstico pode, sim, ser feito em grupos.

 

e) A avaliação psicodiagnóstica parte de um levantamento inicial de hipóteses que serão investigadas a partir de etapas predeterminadas, com objetivos bem marcados e precisos.

Certo! Relembre um modelo das etapas do psicodiagnóstico:

1. Determinar os motivos da consulta e/ou do encaminhamento e levantar dados sobre a história pessoal (dados de natureza psicológica, social, médica, profissional, escolar).

2. Definir as hipóteses e os objetivos do processo de avaliação. Estabelecer o contrato de trabalho (com o examinando e/ou responsável).

3. Estruturar um plano de avaliação (selecionar instrumentos e/ou técnicas psicológicas).

4. Administrar as estratégias e os instrumentos de avaliação.

5. Corrigir ou levantar, qualitativa e quantitativamente, as estratégias e os instrumentos de avaliação.

6. Integrar os dados colhidos, relacionados com as hipóteses iniciais e com os objetivos da avaliação.

7. Formular as conclusões, definindo potencialidades e vulnerabilidades.

8. Comunicar os resultados por meio de entrevista de devolução e de um laudo/relatório psicológico. Encerrar o processo de avaliação”

 

Assim, nosso gabarito é Letra E

 

Fonte: HUTZ, C. S. et al. (Org.). Psicodiagnóstico. Porto Alegre: Artmed, 2016.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *