O psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica de característica clínica. Nesse processo, é possível descrever e compreender a pessoa em diversos aspectos, desde fatores vinculados à personalidade quanto a aspectos cognitivos. Tal processo pode contemplar uma ou diversas finalidades e exige do profissional se atentar para alguns cuidados técnicos. As alternativas abaixo correspondem a etapas do processo do psicodiagnóstico, exceto:
- A) Entrevista de devolução a quem solicitou a avaliação.
- B) Utilização de qualquer teste psicológico.
- C) Formulação de hipóteses diagnósticas.
- D) Entrevista inicial para observação de dados.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Utilização de qualquer teste psicológico.
Gabarito: Letra B
O psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica de característica clínica. Nesse processo, é possível descrever e compreender a pessoa em diversos aspectos, desde fatores vinculados à personalidade quanto a aspectos cognitivos. Tal processo pode contemplar uma ou diversas finalidades e exige do profissional se atentar para alguns cuidados técnicos. As alternativas abaixo correspondem a etapas do processo do psicodiagnóstico, exceto:
a) Entrevista de devolução a quem solicitou a avaliação.
b) Utilização de qualquer teste psicológico.
c) Formulação de hipóteses diagnósticas.
d) Entrevista inicial para observação de dados.
O processo psicodiagnóstico conta com entrevistas iniciais, formulação de dados, coleta de informações, e entrevista de devolução. Entretanto, essa coleta de informações não pode ser feita com qualquer teste psicológico. O teste a ser utilizado deve ser aprovado pra uso pelo SATEPSI e deve ser adequado às características particulares do caso. Relembre todas as etapas:
1. Determinar os motivos da consulta e/ou do encaminhamento e levantar dados sobre a história pessoal (dados de natureza psicológica, social, médica, profissional, escolar).
2. Definir as hipóteses e os objetivos do processo de avaliação. Estabelecer o contrato de trabalho (com o examinando e/ou responsável).
3. Estruturar um plano de avaliação (selecionar instrumentos e/ou técnicas psicológicas).
4. Administrar as estratégias e os instrumentos de avaliação.
5. Corrigir ou levantar, qualitativa e quantitativamente, as estratégias e os instrumentos de avaliação.
6. Integrar os dados colhidos, relacionados com as hipóteses iniciais e com os objetivos da avaliação.
7. Formular as conclusões, definindo potencialidades e vulnerabilidades.
8. Comunicar os resultados por meio de entrevista de devolução e de um laudo/relatório psicológico. Encerrar o processo de avaliação”
Nosso gabarito é Letra B
Fonte: Psicodiagnóstico [recurso eletrônico] / Organizadores, Claudio Simon Hutz ... [et al.]. – Porto Alegre : Artmed, 2016. e-PUB
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