Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Sobre os objetivos de uma avaliação psicológica clínica, analise as assertivas e informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo, e a seguir marque a alternativa que apresenta a sequência correta:

(   ) A descrição do caso excede a classificação simples, interpretando diferenças de escores, identificando forças e fraquezas e delineando a atuação do paciente, como em uma avaliação de déficits neuropsicológicos.

(   ) Na classificação nosológica, primeiras hipóteses são avaliadas, adotando como referência critérios diagnósticos.

(   ) No entendimento dinâmico é acurado o nível de funcionamento da personalidade, são analisadas as funções do ego, a capacidade de insight e qualidades do sistema de defesas para promover a recomendação de soluções terapêuticas e predizer a provável resposta as mesmas.

(   ) A avaliação compreensiva pressupõe um nível mais elevado de dedução clínica, existindo uma conexão de dados com base teórica. Admite abordar explicações de fatores comportamentais nem sempre inteligíveis na entrevista, à antecipação de problemas na psicoterapia e a demarcação de focagem terapêutica.

(   ) No diagnóstico diferencial são averiguados desvios ou incoerências do conjunto sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra D) V, V, F, F, V.

Gabarito: Letra D

Sobre os objetivos de uma avaliação psicológica clínica, analise as assertivas e informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo, e a seguir marque a alternativa que apresenta a sequência correta:

Vamos, primeiro, relembrar todos os objetivos, de acordo com Jurema Alcides Cunha:

 

(V) A descrição do caso excede a classificação simples, interpretando diferenças de escores, identificando forças e fraquezas e delineando a atuação do paciente, como em uma avaliação de déficits neuropsicológicos.

Verdadeiro!

 

(V) Na classificação nosológica, primeiras hipóteses são avaliadas, adotando como referência critérios diagnósticos.

 Verdadeiro!

 

(F) No entendimento dinâmico é acurado o nível de funcionamento da personalidade, são analisadas as funções do ego, a capacidade de insight e qualidades do sistema de defesas para promover a recomendação de soluções terapêuticas e predizer a provável resposta as mesmas.

Falso. Isso acontece na avaliação compreensiva.

 

(F) A avaliação compreensiva pressupõe um nível mais elevado de dedução clínica, existindo uma conexão de dados com base teórica. Admite abordar explicações de fatores comportamentais nem sempre inteligíveis na entrevista, à antecipação de problemas na psicoterapia e a demarcação de focagem terapêutica.

 Falso. Esse é o entendimento dinâmico.

 

(V) No diagnóstico diferencial são averiguados desvios ou incoerências do conjunto sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia.

 Verdadeiro!

 

Nosso gabarito é Letra D.

 

Fonte: Jurema Alcides Cunha. Psicodiagnóstico-V.– 5. ed. rev. e ampl. – – Porto Alegre : Artmed, 2007.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *