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A.C. é um jovem de 9 anos de idade que foi encaminhado para uma avaliação psicológica por uma médica psiquiatra, para auxílio na formulação diagnóstica de um possível transtorno do neurodesenvolvimento. Na entrevista clínica, verificou-se um histórico de meningite aos 4 anos de idade. A.C. apresentava dificuldades acadêmicas moderadas e um comprometimento leve na socialização, mas não no ambiente familiar. Tais sinais não eram presentes antes do quadro de meningite, e após o mesmo, expressavam-se de forma persistente. Os escores dos testes de inteligência empregados na avaliação indicaram na medida do Q.I. total o valor de 60 pontos.

A partir dessas informações, em havendo elementos para constituir uma hipótese diagnóstica, a alternativa que melhor a apoiaria de acordo com a justificativa proposta é que:

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Resposta:

A alternativa correta é letra D) levando em consideração os elementos apresentados, pode-se sugerir a hipótese de deficiência intelectual, pois os prejuízos apresentados no funcionamento conceitual, pela criança, são persistentes no pós- meningite, além da ocorrência de comprometimento no funcionamento adaptativo.

Gabarito Letra D

 

a)  a partir dos elementos apresentados, pode-se sugerir a hipótese diagnóstica de TDAH, haja vista que o paciente só apresenta dificuldades acadêmicas e não em outros ambientes.

Errado. A.C não apresenta, no relato, déficit de atenção ou hiperatividade, que são os sintomas característicos do TDAH. As dificuldades acadêmicas não são suficientes para dizer que há déficit de atenção.

 

b) com base nos elementos apresentados, pode-se sugerir a hipótese diagnóstica de TDAH, devido à apresentação intermitente dos sinais após o acometimento pelo quadro de meningite.

Errado. Não há justificativa para esse diagnóstico.

 

c) considerando os elementos apresentados, pode-se sugerir a hipótese de deficiência intelectual, pois os resultados dos escores apresentados são conclusivos em relação a este diagnóstico.

Errado. O diagnóstico de deficiência intelectual não é feito exclusivamente com base no resultado do teste de QI.

 

d) levando em consideração os elementos apresentados, pode-se sugerir a hipótese de deficiência intelectual, pois os prejuízos apresentados no funcionamento conceitual, pela criança, são persistentes no pós- meningite, além da ocorrência de comprometimento no funcionamento adaptativo.

Certo! Os sintomas são, em geral, compatíveis com um quadro de DI.

“Quando a deficiência intelectual está associada a uma síndrome genética, pode haver uma aparência física característica (como na síndrome de Down, p. ex.). Algumas síndromes têm um fenótipo comportamental, o que se refere a comportamentos específicos, característicos de determinado transtorno genético (p. ex., síndrome de Lesch-Nyhan). Nas formas adquiridas, o aparecimento pode ser abrupto, após doenças como meningite ou encefalite ou traumatismo encefálico durante o período do desenvolvimento. Quando a deficiência intelectual decorre de perda de habilidades cognitivas previamente adquiridas, como em lesões cerebrais traumáticas, pode ser atribuído tanto diagnóstico de deficiência intelectual quanto o de um transtorno neurocognitivo.”

 

e) os elementos apresentados não possibilitam a suspeita de nenhum transtorno do neurodesenvolvimento, sendo mais bem explicados por transtornos neurocognitivos de início tardio.

Errado. O quadro é compatível com o diagnóstico de deficiência intelectual.

 

Nosso gabarito é Letra D

 

Fonte: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-5). Arlington, VA: American Psychiatric Association, 2013

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