Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra B) A avaliação psicológica é um procedimento clínico que envolve um corpo organizado de princípios teóricos, métodos e técnicas de investigação tanto da personalidade como de outras funções cognitivas, tais como: entrevista e observações clínicas, testes psicológicos, técnicas projetivas e outros procedimentos de investigação clínica, como jogos, desenhos, o contar estórias, o brincar etc. A escolha das estratégias e dos instrumentos empregados é feita sempre de acordo com o referencial teórico, o objetivo (clínico, profissional, educa¬cional, forense etc.) e a finalidade (diagnóstico, indicação de tratamento e/ou prevenção).

 

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:


a)  Avaliação Psicológica é um trabalho mecânico, para avaliar determinadas características, é um processo simples, rápido e fácil que produz um conhecimento definitivo sobre o comportamento observado.

 

Essa afirmativa não está de acordo com o seguinte texto:

 

"Avaliação Psicológica é

 

um processo dinâmico.
um processo de conhecimento do outro.
um processo científico.
um trabalho especializado.
a obtenção de amostras do comportamento.

 

Avaliação Psicológica não é


um trabalho mecânico.
somente avaliar determinadas características.
sinônimo de aplicação de testes.
um processo simples, rápido e fácil.
um conhecimento definitivo sobre o comportamento observado."

 

Fonte: "Manual de Avaliação Psicológica" (Machado)

 

Assertiva Falsa.


b)  A avaliação psicológica é um procedimento clínico que envolve um corpo organizado de princípios teóricos, métodos e técnicas de investigação tanto da personalidade como de outras funções cognitivas, tais como: entrevista e observações clínicas, testes psicológicos, técnicas projetivas e outros procedimentos de investigação clínica, como jogos, desenhos, o contar estórias, o brincar etc. A escolha das estratégias e dos instrumentos empregados é feita sempre de acordo com o referencial teórico, o objetivo (clínico, profissional, educacional, forense etc.) e a finalidade (diagnóstico, indicação de tratamento e/ou prevenção).

 

Essa afirmativa está coerente com o texto abaixo:

 

"A avaliação psicológica é um procedimento clínico que envolve um corpo organizado de princípios teóricos, métodos e técnicas de investigação tanto da personalidade como de outras funções cognitivas, tais como: entrevista e observações clínicas, testes psicológicos, técnicas projetivas e outros procedimentos de investigação clínica, como jogos, desenhos, o contar estórias, o brincar etc. A escolha das estratégias e dos instrumentos empregados é feita sempre de acordo com o referencial teórico, o objetivo (clínico, profissional, educacional, forense etc.) e a finalidade (diagnóstico, indicação de tratamento e/ou prevenção), conforme Ocampo et al. (2005), Arzeno (2003) e Trinca (1984a)."

 

Fonte: "Estratégias de diagnóstico e avaliação psicológica" (Araújo)

 

Assertiva Correta.


c)  O psicodiagnóstico é uma prática clínica bem delimitada, com objetivo, tempo e papéis definidos, diferenciada do processo analítico. É realizado sempre com o objetivo de obter uma compreensão momentânea da personalidade do paciente (ou do grupo familiar), incluindo elementos constitutivos, patológicos e adaptativos. Abrange aspectos presentes (diagnóstico atual), sendo indicado para esclarecimento do diagnóstico, encaminhamento e/ou tratamento.

 

Essa afirmativa distorce o texto abaixo:

 

"Ocampo et al. (2005) e Arzeno (2003) sistematizaram o procedimento do psicodiagnóstico dentro do referencial psicanalítico, desenvolvendo uma concepção ampla e enriquecedora, que valoriza a entrevista clínica (em vez da tradicional anamnese descritiva), a relação transferencial/contratransferencial e a devolução, ao final do processo.

 

Para essas autoras, o psicodiagnóstico é uma prática clínica bem delimitada, com objetivo, tempo e papéis definidos, diferenciada do processo analítico. É realizado sempre com o objetivo de obter uma compreensão profunda e completa da personalidade do paciente (ou do grupo familiar), incluindo elementos constitutivos, patológicos e adaptativos. Abrange aspectos presentes (diagnóstico atual) e futuros (prognóstico), sendo indicado para esclarecimento do diagnóstico, encaminhamento e/ou tratamento."

 

Fonte: "Estratégias de diagnóstico e avaliação psicológica" (Araújo)

 

Assertiva Falsa.


d)  O psicodiagnóstico pressupõe a adoção de uma hipótese sobre o fenômeno avaliado, adquirido por meio de métodos e técnicas de intervenção, com base em teorias psicológicas.

 

Mais uma distorção. Observe:

 

"Compreendemos que o psicodiagnóstico é um procedimento científico de investigação e intervenção clínica, limitado no tempo, que emprega técnicas e/ou testes com o propósito de avaliar uma ou mais características psicológicas, visando um diagnóstico psicológico (descritivo e/ou dinâmico), construído à luz de uma orientação teórica que subsidia a compreensão da situação avaliada, gerando uma ou mais indicações terapêuticas e encaminhamentos.

 

Assim, o psicodiagnóstico pressupõe a adoção de um ponto de vista científico sobre o fenômeno avaliado. Em psicologia, acreditamos que esse caráter científico é adquirido por meio de métodos e técnicas de intervenção, com base em teorias psicológicas."

 

Fonte: "Conceituação de Psicodiagnóstico na Atualidade" (Krug et al.)

 

Assertiva Falsa.

 

Portanto, a alternativa correta é a Letra B.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *