Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna de acordo com o conceito abaixo.
O ______________________ é um procedimento que se fundamenta na prática da psicologia clínica. Tem por objetivo diagnosticar, entender e intervir na problemática do indivíduo, fazendo o uso integrado dos processos avaliativo e terapêutico. Desse modo, caracteriza-se fundamentalmente pela concomitância da investigação e da intervenção (Aiello-Vaisberg, 1999).
- A) Psicodiagnóstico Interativo
- B) Psicodiagnóstico Interventivo
- C) Psicodiagnóstico Resolutivo
- D) Psicodiagnóstico Alternativo
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Psicodiagnóstico Interventivo
Gabarito Letra B
O ______________________ é um procedimento que se fundamenta na prática da psicologia clínica. Tem por objetivo diagnosticar, entender e intervir na problemática do indivíduo, fazendo o uso integrado dos processos avaliativo e terapêutico. Desse modo, caracteriza-se fundamentalmente pela concomitância da investigação e da intervenção (Aiello-Vaisberg, 1999).
a) Psicodiagnóstico Interativo
b) Psicodiagnóstico Interventivo
c) Psicodiagnóstico Resolutivo
d) Psicodiagnóstico Alternativo
Quando há intervenção junto com a avaliação, temos o psicodiagnóstico interventivo, veja:
“ORIGENS DO PSICODIAGNÓSTICO INTERVENTIVO
O PIOP é um procedimento que se fundamenta na prática da psicologia clínica. Tem por objetivo diagnosticar, entender e intervir na problemática do indivíduo, fazendo o uso integrado dos processos avaliativo e terapêutico. Desse modo, caracteriza-se fundamentalmente pela concomitância da investigação e da intervenção (AielloVaisberg, 1999). Isso significa que, nesse método, as intervenções já podem ser realizadas durante as entrevistas iniciais com o paciente e nas aplicações de testes psicológicos, oferecendo devoluções durante todo o processo avaliativo e não somente ao seu final (Barbieri, 2010a). De acordo com Paulo (2005, p. 90), o PI pode ser definido como: . . . uma forma de avaliação psicológica, subordinada ao pensamento clínico, para apreensão da dinâmica intrapsíquica, compreensão da problemática do indivíduo e intervenção nos aspectos emergentes, relevantes e/ou determinantes dos desajustamentos responsáveis por seu sofrimento psíquico e que, ao mesmo tempo, e por isso, permite uma intervenção eficaz. Embora a proposta do PI seja relativamente recente, remontando aos anos de 1990 (Aiello-Vaisberg, 2004; Ancona-Lopez, 1995; Barbieri, 2002; Finn & Tonsager, 1997; Tardivo, 2006; Trinca, 2003), a transposição das fronteiras entre avaliação e intervenção não é em si uma novidade. Desse modo, ao longo de toda a história da psicologia clínica, já se constata o uso de testes projetivos com objetivos terapêuticos, ou seja, protótipos desse método de avaliação e intervenção.”
Assim, nosso gabarito é Letra B
Fonte: HUTZ, C. S. et al. (Org.). Psicodiagnóstico. Porto Alegre: Artmed, 2016.
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