Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica de característica clínica. Nesse processo, é possível descrever e compreender a pessoa em diversos aspectos, desde fatores vinculados à personalidade quanto a aspectos cognitivos. Tal processo pode contemplar uma ou diversas finalidades e exige do profissional se atentar para alguns cuidados técnicos. Avalie as afirmações sobre os cuidados técnicos a serem levados em consideração no início do processo de psicodiagnóstico.

I – O psicodiagnóstico tem início no contato telefônico; nele o paciente já inicia a formação de sua opinião quanto à sua competência e /ou à sua capacidade de estabelecer confiança; logo, o contato telefônico é de fundamental importância para o processo.

II – No primeiro contato com o paciente é fundamental que o psicólogo estabeleça uma relação de contato direto e de maneira acolhedora; são necessários abraço, beijo na face e aperto de mão, pois provavelmente ele espera do profissional um comportamento de proximidade e de abertura.

III – No primeiro contato não devem ser explicitadas informações concernentes ao trabalho a ser realizado, uma vez que o objetivo desse momento é compreender a demanda e estabelecer um vínculo positivo para que o paciente retorne.

IV – Espera-se que o psicólogo seja capaz de escutar atentamente o paciente, não só no aspecto verbal, como no aspecto não verbal; tal aspecto potencializa a empatia necessária para o trabalho psicodiagnóstico.

Está correto apenas o que se afirma em

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C) I e IV.

   

  

I - O psicodiagnóstico tem início no contato telefônico; nele o paciente já inicia a formação de sua opinião quanto à sua competência e /ou à sua capacidade de estabelecer confiança; logo, o contato telefônico é de fundamental importância para o processo.

 

A questão está baseada no livro "Psicodiagnóstico" de Hutz et al.

 

Essa primeira afirmativa está de acordo com o seguinte trecho:

 

"COMO TUDO COMEÇA
O contato telefônico

(...)

É importante manter a calma durante esse primeiro contato telefônico, pois o indivíduo já está formando uma opinião sobre a sua competência ou capacidade de estabelecer confiança"

 

Assertiva Correta.

 

II - No primeiro contato com o paciente é fundamental que o psicólogo estabeleça uma relação de contato direto e de maneira acolhedora; são necessários abraço, beijo na face e aperto de mão, pois provavelmente ele espera do profissional um comportamento de proximidade e de abertura.

 

Essa afirmativa distorce o seguinte trecho do livro:

 

"Bom,  seu  paciente  chegou  e  você  vai  buscá-lo  na  sala  de  espera.  Cumprimente-o  e apresente-se.  O  contato  físico  (abraço,  aperto  de  mão,  beijo  na  face)  nesse  momento, assim como na despedida, vai depender de como você se sente mais à vonta​de, mas não se  esqueça  de  observar  a  reação  do  paciente."

 

Assertiva Falsa.

 

III - No primeiro contato não devem ser explicitadas informações concernentes ao trabalho a ser realizado, uma vez que o objetivo desse momento é compreender a demanda e estabelecer um vínculo positivo para que o paciente retorne.

 

Essas informações são fundamentais.

 

Observe um trecho do livro:

 

"Para versar sobre o contrato, vamos retomar o Código de Ética Profissional do Psicólogo (CFP, 2005) como princípio fundamental: '... o psicólogo contribuirá para promover  a  universalização  do  acesso  da  população  às  informações,  ao  conhecimento da  ciência  psicológica,  aos  serviços  e  aos  padrões  éticos  da  profissão' e tem  como responsabilidade '...  Fornecer,  a  quem de direito, na prestação de serviços psicológicos, informações  concernentes  ao trabalho a ser realizado e ao seu objetivo profissional'. "

 

Assertiva Falsa.​​​​​​​

 

IV - Espera-se que o psicólogo seja capaz de escutar atentamente o paciente, não só no aspecto verbal, como no aspecto não verbal; tal aspecto potencializa a empatia necessária para o trabalho psicodiagnóstico.

 

Essa afirmativa está de acordo com Hutz et al.:

 

"Espera-se,  então,  que  o  psicólogo  seja  capaz  de  escutar  atentamente  o  relato  do paciente e 'escutar' seu comportamento não verbal, compreender a situação pelo ponto de  vista  do  paciente,  compreender  seu  estado  emocional,  co​nectar-se  emocionalmente com ele, legitimar suas emoções e sentimentos e promover apoio."

 

Assertiva Correta.

 

Está correto apenas o que se afirma em


a)  I e II.
b)  III e IV.
c)  I e IV.
d)  II e III.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *