Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O objetivo do processo psicodiagnóstico é descrever e compreender a personalidade total do paciente, os aspectos do passado, presente e futuro. É um processo limitado no tempo que enfatiza a investigação dos sintomas e as características da indicação, através de técnicas como: entrevista semi-dirigida, técnicas projetivas, entrevista de devolução. Um psicodiagnóstico completo e corretamente administrado, permite estimar o prognóstico do caso e a estratégia e/ou abordagem terapêutica mais adequada para ajudar o cliente. Na relação com o cliente, o psicodiagnóstico cumpre o papel de:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C) encontrar um sentido para o conjunto das informações disponíveis, tomar aquilo que é relevante e significativo na personalidade, entrar empaticamente em contato emocional e, também, conhecer os motivos profundos da vida emocional de alguém.

Gabarito Letra C

 

O objetivo do processo psicodiagnóstico é descrever e compreender a personalidade total do paciente, os aspectos do passado, presente e futuro. É um processo limitado no tempo que enfatiza a investigação dos sintomas e as características da indicação, através de técnicas como: entrevista semi-dirigida, técnicas projetivas, entrevista de devolução. Um psicodiagnóstico completo e corretamente administrado, permite estimar o prognóstico do caso e a estratégia e/ou abordagem terapêutica mais adequada para ajudar o cliente.

Na relação com o cliente, o psicodiagnóstico cumpre o papel de:


a)  transpor para o campo da psicologia o método do diagnóstico clínico da medicina, criando procedimento que tornam a vida emocional em termos similares àqueles empregados para o organismo, ou seja, um objeto concebido como doente.

Errado. Medicina e psicologia são ciências diferentes, com objetos e métodos diferentes, utilizar o mesmo método de diagnóstico em ambas não traria resultados satisfatórios.

 

b)  ter, no psicólogo, um simples aplicador e avaliador de testes psicológicos, cuja finalidade é auxiliar o trabalho de outros profissionais, sendo que o psicólogo entra em contato com aspectos parciais da personalidade do paciente, de modo objetivo.

Errado. O psicodiagnóstico não se resume a aplicação de testes. O psicólogo pode avaliar a personalidade do paciente de forma global, por meios objetivos ou subjetivos.

 

c) encontrar um sentido para o conjunto das informações disponíveis, tomar aquilo que é relevante e significativo na personalidade, entrar empaticamente em contato emocional e, também, conhecer os motivos profundos da vida emocional de alguém.

Certo! Trinca traz essa afirmação sobre o psicodiagnóstico compreensivo:

“Designa, presentemente, no diagnóstico psicológico, uma série de situações que inclui, entre outros aspectos, o de encontrar um sentido para o conjunto das informações disponíveis, tomar aquilo que é relevante e significativo na personalidade, entrar empaticamente em contato emocional e, também, conhecer os motivos profundos da vida emocional de alguém. Embora este processo possa incluir partes de outros já mencionados, caracteriza-se de modo inconfundível, na Psicologia Clínica, como aquele tipo que leva em conta a natureza específica da tarefa diagnóstica (que apresenta problemas particulares, exigindo metodologia própria para solucioná-los); considera a necessidade do emprego de referenciais múltiplos, a fim de evitar a unilateralidade que se encontra nos demais processos; e é ponto de confluência de uma visão totalizadora do indivíduo humano.”

d) moldar os instrumentos psicológicos para o contexto organizacional, sua utilização para fins organizacionais é limitado na realização de testes psicológicos que mensuram inteligência, emoção e aptidão, definindo o processo de recrutamento e seleção.

Errado. O psicodiagnóstico é uma avaliação diagnóstico com objetivos clínicos.  

 

e)  realizar a avaliação psicológica, processo subjetivo e emocional realizado com pessoas ou grupos de pessoas, com planejamento prévio e cuidadoso, que de acordo com cada área de conhecimento, requer metodologias específicas.

Errado. Essa é a definição de avaliação psicológica, que é mais abrangente. O psicodiagnóstico é utilizado apenas na área clínica.

 

Nosso gabarito é Letra C.

 

Referência

Trinca, W. (1984). Diagnóstico psicológico. A prática clínica. Em C. R. Rappaport (Org.), Temas básicos de psicologia (pp. 25-33). São Paulo: E.P.U. 

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *