Em uma sessão de observação lúdica, uma criança de 3 anos parece mais interessada em investigar os brinquedos, alternando os objetos que manuseia, do que em desenvolver uma brincadeira. Além disso, sua interação com o psicólogo se limita à formulação de algumas perguntas sobre os objetos que ela manipula. Esses comportamentos
- A) permitem levantar a hipótese de transtorno do espectro autista.
- B) indicam que a criança se sente insegura no ambiente em que se encontra.
- C) denotam certa limitação na criatividade e na imaginação da criança.
- D) refletem condutas compatíveis com a idade cronológica da criança.
- E) demonstram que a criança já conta com pensamento operatório-concreto.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) refletem condutas compatíveis com a idade cronológica da criança.
Em uma sessão de observação lúdica, uma criança de 3 anos parece mais interessada em investigar os brinquedos, alternando os objetos que manuseia, do que em desenvolver uma brincadeira. Além disso, sua interação com o psicólogo se limita à formulação de algumas perguntas sobre os objetos que ela manipula. Esses comportamentos
a) permitem levantar a hipótese de transtorno do espectro autista.
O comportamento da criança não apresenta características do Transtorno do Espectro Autista. Observe os critérios diagnósticos, conforme o DSM-V:
A. Déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos, conforme manifestado pelo que segue, atualmente ou por história prévia (os exemplos são apenas ilustrativos, e não exaustivos; ver o texto):
1. Déficits na reciprocidade socioemocional, variando, por exemplo, de abordagem social anormal e dificuldade para estabelecer uma conversa normal a compartilhamento reduzido de interesses, emoções ou afeto, a dificuldade para iniciar ou responder a interações sociais.
2. Déficits nos comportamentos comunicativos não verbais usados para interação social, variando, por exemplo, de comunicação verbal e não verbal pouco integrada a anormalidade no contato visual e linguagem corporal ou déficits na compreensão e uso gestos, a ausência total de expressões faciais e comunicação não verbal.
3. Déficits para desenvolver, manter e compreender relacionamentos, variando, por exemplo, de dificuldade em ajustar o comportamento para se adequar a contextos sociais diversos a dificuldade em compartilhar brincadeiras imaginativas ou em fazer amigos, a ausência de interesse por pares.
B. Padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades, conforme manifestado por pelo menos dois dos seguintes, atualmente ou por história prévia (os exemplos são apenas ilustrativos, e não exaustivos; ver o texto):
1. Movimentos motores, uso de objetos ou fala estereotipados ou repetitivos (p. ex., estereotipias motoras simples, alinhar brinquedos ou girar objetos, ecolalia, frases idiossincráticas).
2. Insistência nas mesmas coisas, adesão inflexível a rotinas ou padrões ritualizados de comportamento verbal ou não verbal (p. ex., sofrimento extremo em relação a pequenas mudanças, dificuldades com transições, padrões rígidos de pensamento, rituais de saudação, necessidade de fazer o mesmo caminho ou ingerir os mesmos alimentos diariamente).
3. Interesses fixos e altamente restritos que são anormais em intensidade ou foco (p. ex., forte apego a ou preocupação com objetos incomuns, interesses excessivamente circunscritos ou perseverativos).
4. Hiper ou hiporreatividade a estímulos sensoriais ou interesse incomum por aspectos sensoriais do ambiente (p. ex., indiferença aparente a dor/temperatura, reação contrária a sons ou texturas específicas, cheirar ou tocar objetos de forma excessiva, fascinação visual por luzes ou movimento)."
Assertiva Falsa.
b) indicam que a criança se sente insegura no ambiente em que se encontra.
Investigar brinquedos e alterná-los não indicam necessariamente que a criança sente-se insegura.
Assertiva Falsa.
c) denotam certa limitação na criatividade e na imaginação da criança.
O comportamento exposto pela questão é comum naquela idade. Portanto, não denota limitação na criatividade e na imaginação.
Assertiva Falsa.
d) refletem condutas compatíveis com a idade cronológica da criança.
Essa é a alternativa que está mais adequada ao que foi trazido pela questão.
Assertiva Correta.
e) demonstram que a criança já conta com pensamento operatório-concreto.
O estágio operatório-concreto ocorre entre os 7 e 11 anos, em média.
Assertiva Falsa.
A alternativa correta é, portanto, a Letra D.
Deixe um comentário