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Sobre o Psicodiagnóstico, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.

 

I. O psicodiagnóstico possibilita uma avaliação global da personalidade do paciente, determinação da natureza, intensidade e relevância dos distúrbios, fornecimento de subsídios a demais profissionais, definição do tipo de intervenção, prognóstico da evolução terapêutica e pesquisa psicológica.

 

II. Os contextos sociocultural e familiar devem ocupar um lugar importante no estudo da personalidade de um indivíduo, já que é de onde ele provém.

 

III. Esse processo é bi-pessoal (psicólogo e examinando), cujo propósito é investigar alguns aspectos em particular, de acordo com a sintomatologia e informações da indicação ou queixa, ou ainda favorecer a identificação de recursos potenciais e possibilidades do examinando.

 

IV. Essa investigação se configura como um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados, a partir dos quais são propostas soluções.

 

V. O processo do psicodiagnóstico pode ter um ou vários objetivos, dependendo dos motivos alegados ou reais do encaminhamento e/ou da consulta, que norteiam o elenco de hipóteses inicialmente formuladas, e delimitam o escopo da avaliação.

 

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Resposta:

A alternativa correta é letra E) Todas estão corretas.

Gabarito Letra E

 

I. O psicodiagnóstico possibilita uma avaliação global da personalidade do paciente, determinação da natureza, intensidade e relevância dos distúrbios, fornecimento de subsídios a demais profissionais, definição do tipo de intervenção, prognóstico da evolução terapêutica e pesquisa psicológica.

 Certo! Esses são alguns dos objetivos do psicodiagnóstico para Trinca (1984):

“c) Como um leque de finalidades práticas. Tomado em sua acepção compreensiva, o diagnóstico tem-se mostrado um recurso útil para:

— a avaliação global da personalidade;

— a determinação da natureza, intensidade e relevância dos distúrbios;

— a orientação psicológica ao paciente, aos pais e responsáveis, à escola etc.;

— o fornecimento de subsídios a demais profissionais;

— indicações e encaminhamentos terapêuticos;

— a definição do tipo de intervenção psicoterapêutica;

— a determinação dos objetivos, áreas relevantes e intensidade da intervenção psicoterapêutica (planejamento psicoterapêutico);

— o prognóstico do caso;

— o prognóstico da evolução terapêutica;

— a pesquisa psicológica etc.”

 

II. Os contextos sociocultural e familiar devem ocupar um lugar importante no estudo da personalidade de um indivíduo, já que é de onde ele provém.

 Certo! Informação retirada de Arzeno (1995)

 

III. Esse processo é bi-pessoal (psicólogo e examinando), cujo propósito é investigar alguns aspectos em particular, de acordo com a sintomatologia e informações da indicação ou queixa, ou ainda favorecer a identificação de recursos potenciais e possibilidades do examinando.

 Certo! Conceito bom de guardar.

 

IV. Essa investigação se configura como um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados, a partir dos quais são propostas soluções.

 Certo! Definição de psicodiagnóstico para Jurema Alcides Cunha.

“Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções, se for o caso”

 

V. O processo do psicodiagnóstico pode ter um ou vários objetivos, dependendo dos motivos alegados ou reais do encaminhamento e/ou da consulta, que norteiam o elenco de hipóteses inicialmente formuladas, e delimitam o escopo da avaliação.

Certo! Também retirado de Jurema Alcides Cunha.

“O processo do psicodiagnóstico pode ter um ou vários objetivos, dependendo dos motivos alegados ou reais do encaminhamento e/ou da consulta, que norteiam o elenco de hipóteses inicialmente formuladas, e delimitam o escopo da avaliação. Portanto, relacionam-se essencialmente com as questões propostas e com as necessidades da fonte de solicitação e “determinam o nível de inferências que deve ser alcançado na comunicação com o receptor””

 

Dessa forma Todas estão corretas. E são conceitos relevantes sobre o assunto, que devem ser memorizados.

Gabarito Letra E.

 

Referência

ARZENO, María Esther García. Psicodiagnóstico clínico: novas contribuições. Porto Alegre: Artmed, 1995.

CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnóstico-V. 5a ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.

TRINCA, Walter. Diagnóstico psicológico: prática clínica. São Paulo: EPU, 1984.

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