Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Sobre as especificidades do psicodiagnóstico com pacientes psicóticos, assinale a alternativa correta.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra E) Os testes projetivos de embasamento psicodinâmico podem contribuir para a compreensão do funcionamento dos pacientes psicóticos.

Gabarito Letra E

 

Sobre as especificidades do psicodiagnóstico com pacientes psicóticos, assinale a alternativa correta.

 

a)  Por se tratar de um sujeito que pode ter capacidade de percepção e julgamento da realidade alterada, sugere-se que ao menos um familiar participe do processo, sem a necessidade de participação e de obtenção de informações do próprio paciente.

Errado. A primeira parte da afirmação está correta, mas deve-se sempre obter informações do próprio paciente, escutando-o de forma atenta.

 

b)  Segundo Freud, possuem estruturas psicóticas: a paranoia, a histeria, a esquizofrenia, a melancolia e a mania.

Errado. A histeria faz parte da estrutura neurótica.

 

c)  Dificuldades motoras são incomuns e dificilmente ocorrem em pacientes psicóticos.

Errado. Dificuldades motoras são, na verdade, comuns em pacientes psicóticos, inerentes a própria psicose e também como efeito colateral das medicações.

 

d)  Demência e psicose são psicodiagnósticos equivalentes, pois há consenso de que ambas são resultantes de uma degeneração neuronal.

Errado.

 

e)  Os testes projetivos de embasamento psicodinâmico podem contribuir para a compreensão do funcionamento dos pacientes psicóticos.

Certo! Veja o que diz Hutz, sobre os testes projetivos no psicodiagnóstico de pacientes psicóticos:

“Embora haja poucos estudos publicados com testes projetivos pela própria complexidade da técnica, eles são fundamentais na prática clínica. Embasados na teoria psicodinâmica da personalidade, fornecem dados qualitativos que ajudam a compreender o funcionamento individual. Por utilizarem uma metodologia indireta baseada na projeção e estímulos pouco estruturados, o paciente não tem controle sobre o que está sendo investigado e responde livremente aos estímulos, revelando, de forma menos defensiva, os aspectos inconscientes da personalidade. Com pacientes psicóticos, é importante ficar atento a possíveis interferências de dificuldades motoras ou perceptivas, que devem ser consideradas na análise dos resultados.”

 

Dessa forma, nosso gabarito é Letra E

 

Referência

HUTZ, C. S. BANDEIRA, D.R; TRENTINI, C. M.; KRUG, J. S. Psicodiagnóstico. Porto Alegre: Artmed, 2016.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *