Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Dentre as formas de avaliação psicológica é importante destacar o exame psicodiagnóstico clínico. Através desse processo científico, pode-se estudar profundamente a personalidade, do ponto de vista fundamentalmente clínico. Considerando os dados sobre as etapas do psicodiagnóstico, assinale a alternativa correta.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra A) Estudo do material colhido para obter um quadro mais claro possível sobre o caso em questão (quinto momento).

Gabarito Letra A

 

A questão pergunta a alternativa correta sobre as etapas do psicodiagnóstico. A divisão dessas etapas varia muito entre os autores, então é importante conhecer as bibliografias mais frequentemente cobradas nas provas. No campo do psicodiagnóstico, os autores mais cobrados são Cunha, Hutz e Ocampo. Aqui, a questão usou como referência Ocampo.

 

Vamos ver como ela define as etapas do processo:

“O primeiro passo ocorre desde o momento em que o consultante faz a solicitação até o encontro pessoal com o profissional.

O segundo passo ocorre na ou nas primeiras entrevistas nas quais tenta-se esclarecer o motivo  latente e o motivo manifesto da consulta. (...)

O terceiro momento é o que dedicamos a refletir sobre o material colhido anteriormente e sobre nossas hipóteses iniciais para planejar os passos a serem seguidos e os instrumentos diagnósticos a serem utilizados. (...)

O quarto momento consiste na realização da estratégia diagnóstica planejada.

O quinto momento é aquele dedicado ao estudo do material colhido para obter um quadro o mais claro passivei sobre o caso em questão.

 Chegamos assim ao sexto momento do processo psicodiagnóstico: a entrevista de devolucão de informação.”

 

Vamos agora às alternativas:

 

)  Estudo do material colhido para obter um quadro mais claro possível sobre o caso em questão (quinto momento). – Correto! Este é o quinto mmento.
 

b)  Primeiras entrevistas, nas quais tenta-se esclarecer o motivo latente e o motivo manifesto da consulta (primeiro momento). – Errado. Para Ocampo, as primeiras entrevistas configuram o segundo momento.
 

c)  Reflete sobre o material colhido anteriormente e sobre as hipóteses iniciais para planejar os passos a serem seguidos (quarto momento). - Errado. De acordo com a autora, esse é o terceiro momento.
 

d)  Realização da estratégia diagnóstica planejada; por isso insiste que não deve haver um modelo rígido de psicodiagnóstico (terceiro momento). - Errado. A estratégia diagnóstica é realizada no quarto momento.

Dessa forma, nosso gabarito é Letra A.

 

Referência

ARZENO, Maria Esther Garcia. Psicodiagnóstico Clínico: Novas contribuições. Porto Alegre: Artmed, 1995.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *