Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Segundo Krug, Trentini e Bandeira (2016), podemos conceituar o psicodiagnóstico como:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C) Um procedimento científico de investigação e intervenção clínica, limitado no tempo, que emprega técnicas e/ou testes com o propósito de avaliar uma ou mais características psicológicas, visando a um diagnóstico psicológico (descritivo e/ou dinâmico), construído à luz de uma orientação teórica que subsidia a compreensão da situação avaliada.

 

Segundo Krug, Trentini e Bandeira (2016), podemos conceituar o psicodiagnóstico como:

 

Krug, Trentini e Bandeira conceituam o psicodiagnóstico da seguinte forma:

 

"Compreendemos que o psicodiagnóstico é um procedimento científico de investigação e intervenção clínica, limitado no tempo, que emprega técnicas e/ou testes com o propósito de avaliar uma ou mais características psicológicas, visando um diagnóstico psicológico (descritivo e/ou dinâmico), construído à luz de uma orientação teórica que subsidia a compreensão da situação avaliada, gerando uma ou mais indicações terapêuticas e encaminhamentos". 

 

Agora, vamos analisar as alternativas.

 

a)  Um procedimento científico de investigação e intervenção clínica, sem limite de tempo, que emprega técnicas e/ou testes com o propósito de avaliar apenas uma característica psicológica, visando a um diagnóstico psicológico.

 

Como vimos acima, os autores consideram que o psicodiagnóstico é limitado no tempo.

 

Assertiva Falsa.

 

b)  Uma intervenção clínica, sem limite de tempo, que emprega testes com o propósito de confirmar uma ou mais características psicológicas, visando a um diagnóstico psicológico, gerando uma ou mais indicações terapêuticas e encaminhamentos.

 

O erro sobre o limite de tempo é repetido nesta afirmativa.

 

Assertiva Falsa.

 

c)  Um procedimento científico de investigação e intervenção clínica, limitado no tempo, que emprega técnicas e/ou testes com o propósito de avaliar uma ou mais características psicológicas, visando a um diagnóstico psicológico (descritivo e/ou dinâmico), construído à luz de uma orientação teórica que subsidia a compreensão da situação avaliada.

 

A alternativa está adequada com a definição dos autores, conforme vimos.

 

Assertiva Correta.

 

d)  Uma intervenção clínica, limitado no tempo, que emprega somente testes com o propósito de confirmar uma característica psicológica, gerando uma ou mais indicações terapêuticas e encaminhamentos.

 

Na verdade, o psicodiagnóstico é uma investigação e intervenção clínica que emprega técnicas e/ou testes.

 

Assertiva Falsa.

 

e)  Um procedimento científico de investigação, sem limite de tempo, que emprega técnicas com o propósito de validar uma ou mais características psicológicas, visando a uma orientação técnica que subsidia a compreensão da situação avaliada.

 

Novamente, a assertiva está errada ao afirmar que o psicodiagnóstico não tem limite de tempo.

 

Assertiva Falsa. 

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra C. 

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *