Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

No processo psicodiagnóstico, há uma relação dialética entre o particular e o universal e uma discussão entreas diversas áreas de atuação do psicólogo sobre o tema. Considerando psicodiagnóstico, assinale a alternativa correta.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra D) O Psicodiagnóstico em análise do comportamento visa identificar as relações funcionais que controlam os comportamentos-problema.

 

.

a)  A Gestalt-terapia desconsidera os critérios diagnósticos de classificação para a elaboração do Psicodiagnóstico, uma vez que a padronização é insuficiente ao trabalho terapêutico voltado a aspectos individuais.

INCORRETA. A Gestalt-Terapia não desconsidera os critérios diagnósticos fornecidos pelos manuais estatísticos, contudo, costuma não concentrar a análise em termos genéricos e sim em fatores mais pertinentes ao indivíduo em específico.

 

b) O Psicodiagnóstico Interventivo, prática utilizada pela terapia cognitivacomportamental, parte do princípio de que o simples contato paciente-terapeuta no processo de psicodiagnóstico já resulta em mudanças na reorganização mental do atendido.

INCORRETA. O psicodiagnóstico interventivo pode ser entendido como ponto de partida para o planejamento de estratégias que resultem em processos progressivos do paciente.

 

c)  Em Psicanálise, o Psicodiagnóstico é uma prática clínica bem delimitada, com objetivo, tempo e papéis definidos, semelhante ao processo analítico, com enfoque especial no enquadre.

INCORRETA. Em Psicanálise, o Psicodiagnóstico pode não ter tempo e objetivos delimitados logo de início, além disso, o enfoque não costuma estar no enquadre, e sim na análise da preservação ou comprometimento psíquico do paciente.

 

d)  O Psicodiagnóstico em análise do comportamento visa identificar as relações funcionais que controlam os comportamentos-problema.

CORRETA. O Psicodiagnóstico e a avaliação psicológica em Análise do Comportamento costumam apresentar distinções bem explícitas de outras abordagens da psicologia. Segundo Sdoukos & Cols. (2019, p.85) enquanto que na Avaliação Psicológica Tradicional o objetivo consistiria em considerar o funcionamento e a etiologia da personalidade, em Avaliação Comportamental os objetivos seriam:

“Descrever os comportamentos-alvo e as variáveis que os mantém”

 

e)  No Psicodiagnóstico Sistêmico, a família participa do processo, fornecendo informações para a indicação e o planejamento estratégicos, visando a ênfase nos aspectos intrapsíquicos do atendido.

INCORRETA. No Psicodiagnóstico Sistêmico a família pode até participar do processo, através do fornecimento de informações julgadas necessárias para a corroboração ou refutação das hipóteses levantadas pelo psicólogo, contudo, a elaboração dos trâmites estratégicos são funções pertinentes ao profissional de psicologia.

_______________

Fonte consultada:

 

Sdoukos, S. S.; Kirchner, L. de F.; Cavalheiro, M. C. (2019). Avaliação psicológica e Análise do Comportamento: Relações possíveis?. In: Psicologia e análise do comportamento [livro eletrônico] : pesquisa e intervenção / organizadores: Josiane Cecília Luzia...[et al.]. – Londrina: UEL, 2019.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *