Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Cunha (2003) ao trabalhar o psicodiagnóstico, ressalta em seus estudos a importância da entrevista clínica. Sobre esta etapa do psicodiagnóstico é INCORRETO afirmar:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra D) Anamnese tem por objetivo avaliar a demanda do indivíduo e fazer o encaminhamento necessário. Geralmente é utilizada em serviços de saúde pública ou em clínicas sociais.

Gabarito: Letra D

 

Cunha (2003) ao trabalhar o psicodiagnóstico, ressalta em seus estudos a importância da entrevista clínica. Sobre esta etapa do psicodiagnóstico é INCORRETO afirmar:

a) É um conjunto de técnicas de investigação, de tempo delimitado, dirigido por um entrevistador treinado que utiliza conhecimentos psicológicos, em uma relação profissional, com objetivo de descrever e avaliar aspectos pessoais, relacionais ou sistêmicos .

Certo! Essa é a definição de entrevista clínica:

“Em psicologia, a entrevista clínica é um conjunto de técnicas de investigação, de tempo delimitado, dirigido por um entrevistador treinado, que utiliza conhecimentos psicológicos, em uma relação profissional, com o objetivo de descrever e avaliar aspectos pessoais, relacionais ou sistêmicos (indivíduo, casal, família, rede social), em um processo que visa a fazer recomendações, encaminhamentos ou propor algum tipo de intervenção em benefício das pessoas entrevistadas

 

b) Processo que visa a fazer recomendações, encaminhamentos ou propor algum tipo de intervenção em benefício das pessoas entrevistadas.

Certo! Esses são objetivos da entrevista clínica, como vimos no trecho apresentado na afirmativa anterior.

 

c) Quanto ao aspecto formal, as entrevistas podem ser estruturadas, semiestruturadas ou de livre estruturação.

Certo! Vamos lembrar um pouco sobre cada uma delas:

“Quanto ao aspecto formal, as entrevistas podem ser divididas em estruturadas, semi-estruturadas e de livre estruturação. As entrevistas estruturadas são de pouca utilidade clínica. A aplicação desse tipo de entrevista é mais freqüente em pesquisas, principalmente nas situações em que a habilidade clínica não é necessária ou possível. Sua utilização raramente considera as necessidades ou demandas do sujeito avaliado – usualmente, ela se destina ao levantamento de informações definidas pelas necessidades de um projeto. (...)

É tradição se referir à entrevista de livre estruturação como entrevista livre ou não-estruturada. Temos argumentado que toda entrevista supõe, na verdade exige, alguma forma de estruturação. É necessário que se conheçam suas metas, o papel de quem a conduz e os procedimentos pelos quais é possível atingir seus objetivos. Estes e outros elementos próprios das entrevistas lhes conferem uma estrutura, mesmo que o entrevistador não a reconheça explicitamente. Por esse motivo, referimo-nos a esse tipo de entrevista como entrevista de livre estruturação.

As entrevistas semi-estruturadas são assim denominadas porque o entrevistador tem clareza de seus objetivos, de que tipo de informação é necessária para atingi-los, de como essa informação deve ser obtida (perguntas sugeridas ou padronizadas), quando ou em que seqüência, em que condições deve ser investigada (relevância) e como deve ser considerada (utilização de critérios de avaliação). Além de estabelecer um procedimento que garante a obtenção da informação necessária de modo padronizado, ela aumenta a confiabilidade ou fidedignidade da informação obtida e permite a criação de um registro permanente e de um banco de dados úteis à pesquisa, ao estabelecimento da eficácia terapêutica e ao planejamento de ações de saúde. Por esses motivos, as entrevistas semi-estruturadas são de grande utilidade em settings onde é necessária ou desejável a padronização de procedimentos e registro de dados, como nas clínicas sociais, na saúde pública, na psicologia hospitalar, etc.”

 

d) Anamnese tem por objetivo avaliar a demanda do indivíduo e fazer o encaminhamento necessário. Geralmente é utilizada em serviços de saúde pública ou em clínicas sociais.

Errado. Essa é a entrevista de triagem.

“A entrevista em que é feita a anamnese (vide A história do examinando, nesta obra) tem por objetivo primordial o levantamento detalhado da história de desenvolvimento da pessoa, principalmente na infância. A anamnese é uma técnica de entrevista que pode ser facilmente estruturada cronologicamente. Embora a utilidade da anamnese seja mais claramente vislumbrada na terapia infantil, muitas abordagens que integram ou valorizam o desenvolvimento precoce podem se beneficiar deste tipo de entrevista.”

 

e) Classificando quanto a sua finalidade, as entrevistas podem ser de triagem, anamnese, diagnósticas, sistêmicas e de avaliação.

Certo!

“Dada a enorme variedade de objetivos instrumentais, conforme variações de abordagem, de problemas apresentados e de clientelas atendidas, não temos a intenção de tentar classificar as entrevistas neste nível. Por outro lado, alguns tipos de entrevista devem ser mencionados quanto à sua finalidade: de triagem, de anamnese, diagnósticas (que podem ser sindrômicas ou dinâmicas), sistêmicas e de devolução. Uma entrevista para a avaliação na clínica psicológica pode ter por finalidade características vinculadas a um desses tipos, ou pode ter por objetivo uma combinação de aspectos relacionados a mais de um desses tipos de entrevistas. Profissionais de todas as abordagens podem realizar entrevistas clínicas com esses objetivos.”

 

Nosso gabarito é Letra D

 

Referência

CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnstico-V. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *