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Acerca do processo de psicodiagnóstico, assinale a alternativa correta.

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Resposta:

A alternativa correta é letra C) O psicodiagnóstico pode ser terapêutico, pois o vínculo que surge entre o avaliador e o avaliado pode contribuir para mudanças neste último.

 

Acerca do processo de psicodiagnóstico, assinale a alternativa correta.

 

a)  O psicodiagnóstico busca compreender e descrever forças e fraquezas do funcionamento psicológico de uma pessoa, sempre com enfoque estritamente classificatório.

 

O enfoque não é sempre classificatório. Veja o texto de Cunha (livro "Psicodiagnóstico-V"):

 

"Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos e, portanto, não abrange todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais. É um processo que visa a identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com um foco na existência ou não de psicopatologia. Isso não significa que a classificação psiquiátrica seja um objetivo precípuo do psicodiagnóstico, mas sim que, para medir forças e fraquezas no funcionamento psicológico, devem ser considerados como parâmetros os limites da variabilidade normal (Yager & Gitlin, 1999). É esta abordagem que confere a perspectiva clínica a esse tipo de avaliação de diferenças individuais."

 

Assertiva Falsa.

 

b)  Avaliação psicológica e psicodiagnóstico são sinônimos, pois ambos possuem objetivos clínicos e permitem descrever e compreender tanto aspectos cognitivos quando aspectos de personalidade do indivíduo.

 

Cunha refere que o psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica feita com propósitos clínicos. Não abrange todos os modelos de avaliação psicológica e, portanto, não são sinônimos.

 

"Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos e, portanto, não abrange todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais. É um processo que visa a identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com um foco na existência ou não de psicopatologia. Isso não significa que a classificação psiquiátrica seja um objetivo precípuo do psicodiagnóstico, mas sim que, para medir forças e fraquezas no funcionamento psicológico, devem ser considerados como parâmetros os limites da variabilidade normal (Yager & Gitlin, 1999). É esta abordagem que confere a perspectiva clínica a esse tipo de avaliação de diferenças individuais."

 

Assertiva Falsa.

 

c)  O psicodiagnóstico pode ser terapêutico, pois o vínculo que surge entre o avaliador e o avaliado pode contribuir para mudanças neste último.

 

Essa é a afirmativa correta. Veja o texto do livro "Psicodiagnóstico" de Hutz et al.:

 

"Ampliando os conceitos de Arzeno (1995), acreditamos que, além do que foi exposto anteriormente, um psicodiagnóstico pode ter um alcance ainda maior. Embora não seja sua principal finalidade, pode ser terapêutico, uma vez que o vínculo estabelecido entre avaliador e avaliado, assim como os resultados obtidos e comunicados, pode contribuir para uma decisão mais assertiva por parte do avaliado quanto à escolha entre um ou outro tratamento, à mudança de um estilo de vida, ou mesmo quanto ao rumo que dará às recomendações do avaliador."

 

Assertiva Correta.

 

d)  A primeira entrevista, ou entrevista inicial, deve sempre incluir membros da família do avaliado.

 

Se o entrevistado for adulto, nem sempre é necessário. Veja o texto de Hutz et al.:

 

"É importante salientar que, no caso de crianças, a primeira entrevista precisa ser feita com os pais ou responsáveis; já no caso de adultos, nem sempre é necessário entrevistar algum familiar."

 

Assertiva Falsa.

 

e)  A entrevista de devolução deve ser feita apenas nos casos em que se optou pelo uso de testes psicológicos, a fim de explicar ao avaliado os resultados dos testes.

 

A entrevista de devolução deve acontecer não apenas nos casos em que se optou pelo uso de testes. Observe a definição com base em Cunha:

 

"A entrevista de devolução tem por finalidade comunicar ao sujeito o resultado da avaliação. Em muitos casos, essa atividade é integrada em uma mesma sessão, ao final da entrevista. Em outras situações, principalmente quando as atividades de avaliação se estendem por mais de uma sessão, é útil destacar a entrevista de devolução do restante do processo. Outro objetivo importante da entrevista de devolução é permitir ao sujeito expressar seus pensamentos e sentimentos em relação às conclusões e recomendações do avaliador. Ainda, permite avaliar a reação do sujeito a elas."

 

Assertiva Falsa.​​​​​​​

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra C.

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