Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

De acordo com Cunha (2000), o processo psicodiagnóstico pode ter um ou vários objetivos, dependendo dos motivos alegados ou reais do encaminhamento ou da consulta. Sendo assim, é correto afirmar que o propósito de uma avaliação compreensiva é

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C) determinar o nível de funcionamento da personalidade; examinar as funções do ego, em especial a de insight, condições do sistema de defesas, para facilitar a indicação de recursos terapêuticos e prever a possível resposta aos mesmos.

Gabarito: Letra C

De acordo com Cunha (2000), o processo psicodiagnóstico pode ter um ou vários objetivos, dependendo dos motivos alegados ou reais do encaminhamento ou da consulta. Sendo assim, é correto afirmar que o propósito de uma avaliação compreensiva é


a)  fornecer subsídios para questões relacionadas à "insanidade", para avaliação de incapacidades ou patologias que podem se associar a infrações da lei etc.

Errado. Esse é o objetivo da perícia forense.


b)  investigar irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar opçãos diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia.

Errado. Esse é o diagnóstico diferencial.


c)  determinar o nível de funcionamento da personalidade; examinar as funções do ego, em especial a de insight, condições do sistema de defesas, para facilitar a indicação de recursos terapêuticos e prever a possível resposta aos mesmos.
Certo!

d)  testar hipóteses iniciais, tomando por base critérios diagnósticos.
Errado. Testar hipóteses iniciais é uma etapa de toda avaliação psicológica.

e)  comparar a amostra do comportamento do examinado com os resultados de outros sujeitos da população em geral ou de grupos específicos, com condições demográficas equivalentes.

Errado. Esse é a classificação simples.

 

Nosso gabarito é Letra C.

Referência

CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnstico-V. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *