Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O psicodiagnóstico pode ser descrito como o procedimento por meio do qual o cliente poderá se expressar em um encontro proveniente da relação que estabelece com um profissional devidamente capacitado e que diz respeito ao seu modo de ser no mundo. Em outros termos, em um processo psicodiagnóstico, o psicólogo descreve o modo de ser no mundo do cliente a partir de seu encontro com o psicólogo e por meio do encontro. De acordo com essa definição e as características do psicodiagnóstico, assinale a afirmativa correta.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C) Embora não se confunda com uma terapia, o psicodiagnóstico tem efeito terapêutico, visto que se pretende que o cliente recupere sua dimensão de liberdade, de sujeito que se apropria de suas experiências e as simboliza corretamente, sem necessidade de defender-se delas.

Gabarito Letra C
O psicodiagnóstico pode ser descrito como o procedimento por meio do qual o cliente poderá se expressar em um encontro proveniente da relação que estabelece com um profissional devidamente capacitado e que diz respeito ao seu modo de ser no mundo. Em outros termos, em um processo psicodiagnóstico, o psicólogo descreve o modo de ser no mundo do cliente a partir de seu encontro com o psicólogo e por meio do encontro. De acordo com essa definição e as características do psicodiagnóstico, assinale a afirmativa correta.
a)  A função do psicólogo no psicodiagnóstico é a de evitar um clima propício para que o cliente possa entrar em contato com sua experiência, abstendo-se da percepção mais completa e congruente de si.

Errado. Um clima propício para o paciente entrar em contato com sua experiência é fundamental para um psicodiagnóstico, então o psicólogo deve facilitar esse clima, e não evita-lo.


b)  O retorno fornecido a um cliente em decorrência do psicodiagnóstico deve se referir à devolução de informação e à transmissão de resultados, mantendo a objetividade e a racionalidade de todo o processo que envolve, sobretudo, a tomada de dados.

Errado. A devolução dos dados colhidos no processo deve ser feita de forma compreensível para o avaliado, e de forma que não gere mais ansiedade. Essa objetividade excessiva pode não ser compreendida por um indivíduo leigo.


c)  Embora não se confunda com uma terapia, o psicodiagnóstico tem efeito terapêutico, visto que se pretende que o cliente recupere sua dimensão de liberdade, de sujeito que se apropria de suas experiências e as simboliza corretamente, sem necessidade de defender-se delas.

Certo! O psicodiagnóstico interventivo é uma forma de psicodiagnóstico que enfatiza o efeito terapêutico do processo.

“Não se faz psicodiagnóstico para encaminhar. O encaminhamento pode até ocorrer, mas o psicodiagnóstico não deve ser visto como uma instância que precede o atendimento e que vai definir de que tipo de atendimento o cliente precisa. Mudanças na percepção de si e nos padrões de interação do cliente devem ocorrer. Por isto se afirma que, embora não se confunda com uma terapia, o psicodiagnóstico tem efeito terapêutico. No psicodiagnóstico, pretende-se que o cliente recupere sua dimensão de liberdade, de sujeito que se apropria de suas experiências e as simboliza corretamente, sem necessidade de defender-se delas, que escolhe, que decide. Por isto, mesmo quando um encaminhamento é indicado, ele deve passar pela decisão do cliente.”
 

d)  A comunicação da compreensão/retorno para o cliente ocorre apenas no final do processo, devendo ser evitadas as devolutivas parciais ao longo do processo, evitando os vieses que podem ocorrer se o psicólogo comunica ao cliente a compreensão que vai alcançando das vivências que este lhe traz.

Errado. Essa comunicação não ocorre apenas ao final do processo.

“A comunicação da compreensão/retorno para o cliente não ocorre apenas no final do processo. Ela acontece também, pouco a pouco, homeopaticamente, ao longo do processo, à medida que o psicólogo comunica ao cliente a compreensão que vai alcançando das vivências que este lhe traz.”

 

Nosso gabarito é Letra C.

 

Fonte: Retomando o conceito de psicodiagnóstico: Uma proposta de definição a partir da relação psicólogo-cliente. Disponível em: http://www.institutohumanista.com.br/artigo_anamaria.pdf

        

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *