Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

No processo psicodiagnóstico, segundo Ocampo e Arzeno (1990),

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra E) na entrevista clínica deve-se observar o motivo latente, subjacente ao manifesto, sem ater-se à queixa que preocupa o paciente e pode manter-se, anular-se e ampliar-se.

Gabarito: Letra E.

 

Análise das alternativas:

 

a)  definir o enquadre (ou enquadramento) permite dar garantias de que no processo de psicodiagnóstico o paciente não tenha contato com aspectos da sua infância já que são muito regressivos, dificultando a entrevista.

 

INCORRETA. As autoras explicam que a utilização do enquadramento nada mais é do que manter certas variáveis constantes durante o processo psicodiagnóstico (esclarecimento de papéis, lugares das entrevistas, horário e duração do processo, honorários, etc). No entanto, o estabelecimento do enquadramento não permite dar as garantias citadas pela alternativa. 

 

b)  a entrevista inicial é caracterizada como uma entrevista dirigida, que permite ao entrevistador ter a liberdade de investigar as principais questões foco da avaliação psicológica.

 

INCORRETA. A entrevista inicial é caracterizada pelas autoras como semi-dirigida, isto é, o paciente tem liberdade de expor seus problemas começando por onde preferir e incluindo o que desejar. Difere da entrevista totalmente livre, no entanto, pois o entrevistador intervém assinalar alguns pontos necessários.

 

c)  a entrevista clínica é uma técnica insubstituível, pois cumpre os objetivos do processo psicodiagnóstico, sendo a utilização de testes facultativa, uma vez que são apenas complementares.

 

INCORRETA. As autoras afirmam serem os testes os instrumentos fundamentais do processo psicodiagnóstico, devido a uma margem de segurança oferecida, sua padronização, etc.

 

d)  ao planejar a bateria de testes a ser utilizada no psicodiagnóstico, é importante discriminar a sequência em que os testes escolhidos serão aplicados, sendo que os primeiros devem ser os que mobilizam a conduta que corresponde ao sintoma do avaliado.

 

INCORRETA. Pelo contrário, os primeiros não devem ser os que mobilizam a conduta referente ao sintoma avaliado.

 

e)  na entrevista clínica deve-se observar o motivo latente, subjacente ao manifesto, sem ater-se à queixa que preocupa o paciente e pode manter-se, anular-se e ampliar-se.

 

CORRETA. Esta afirmação está de acordo com o que as autoras defendem. Logo, será nossa resposta.

 


Fonte: DE OCAMPO, María Luisa Siquier; ARZENO, María Esther García; DE PICCOLO, Elza Grassano. O processo psicodiagnóstico e as técnicas projetivas. Martins Fontes, 2003.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *