Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Para Ocampo o número de sessões para que se dê o processo diagnóstico deve ser determinado de antemão para que não se prolongue o vínculo entre psicólogo e paciente.

Quando esse tempo é prolongado pode ficar subentendido que houve por parte do psicólogo um sentimento de

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra B) impotência.

   

  

Quando esse tempo é prolongado pode ficar subentendido que houve por parte do psicólogo um sentimento de

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"O que assinalamos como muito importante é a distorção que o psicólogo facilita no paciente num sentido ou no outro (aumento da idealização ou da perseguição) a respeito do vínculo paciente-terapeuta com base no modelo que introjetou durante o psicodiagnóstico. Outro elemento negativo digno de ser assinalado é que prolongação do vínculo dificulta a passagem transferencial que o paciente deve realizar ao começar sua terapia. Este inconveniente torna-se mais sério quando a patologia do paciente é muito grave, seu ego muito fraco e suas defesas muito precárias.

 

Dissemos antes que quando o vinculo se prolonga demais por iniciativa do psicólogo é porque predominou nele um sentimento de impotência. O que sente é que não consegue compreender o paciente e recorre à aplicação de outros testes, esperando que algum lhe dê a resposta ansiosamente buscada. Do nosso ponto de vista, 0 mais adequado é que a extensão da bateria e o número de entrevistas iniciais e finais se mantenha constante (dentro do possível). Isto supõe a possibilidade, por parte do psicólogo, de aceitar um limite para si e colocar um limite para o paciente."

 

Fonte: "O Processo Psicodiagnóstico e as Técnicas Projetivas" (Ocampo et al.)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra B.


a)  resistência.
b)  impotência.
c)  transferência.
d)  contratransferência.
e)  defesa.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *