“O processo do psicodiagnóstico pode ter um ou vários objetivos, dependendo dos motivos alegados ou reais do encaminhamento e/ou da consulta, que norteiam o elenco de hipóteses inicialmente formuladas, e delimitam o escopo da avaliação”. (CUNHA, 2007).
Nessa perspectiva, associe as duas colunas, relacionando o objetivo do processo do psicodiagnóstico com a sua respectiva especificação.
I. Classificação nosológica
( ) Interpreta diferenças de escores, identifica forças e fraquezas e descreve o desempenho do paciente
( ) Hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos.
III. Avaliação compreensiva
( ) São investigadas irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia
IV. Diagnóstico diferencial
( ) Determina o curso provável do caso
( ) Determina o nível de funcionamento da personalidade, examina as funções do ego, em especial a de insight, condições do sistema de defesas, para facilitar a indicação de recursos terapêuticos e prever a
possível resposta aos mesmos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
- A) III, IV, II, V e I.
- B) V, I, IV, II e III.
- C) II, IV, III, I e V.
- D) I, IV, II, III e V.
- E) IV, I, III, V e II.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) V, I, IV, II e III.
Gabarito Letra B
(v) Interpreta diferenças de escores, identifica forças e fraquezas e descreve o desempenho do paciente
Essa é a descrição, que ultrapassa a classificação simples.
(I) Hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos.
A classificação nosológica que busca fazer isso.
(IV ) São investigadas irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia
O diagnóstico diferencial investiga irregularidades/inconsistências.
(II) Determina o curso provável do caso
Esse é o prognóstico.
(III) Determina o nível de funcionamento da personalidade, examina as funções do ego, em especial a de insight, condições do sistema de defesas, para facilitar a indicação de recursos terapêuticos e prever a
possível resposta aos mesmos.
Essa é a avaliação compreensiva.
A sequência correta é V,I,IV,II e III.
Gabarito Letra B
Fonte: Jurema Alcides Cunha. Psicodiagnóstico-V.– 5. ed. rev. e ampl. – – Porto Alegre : Artmed, 2007.
Deixe um comentário