Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Considere as afirmativas a seguir, a respeito de Psicodiagnóstico.

I – Consiste em um processo que abarca todos os modelos de avaliação psicológica.

II – Trata-se de um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input) em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu percurso possível, comunicando os resultados (output) e propondo soluções, se for o caso.

III – O plano de avaliação é estabelecido com base nas perguntas ou hipóteses iniciais, definindo-se os instrumentos e suas formas de emprego.

Está(ão) correta(s)

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra E) apenas II e III.

 

I - Consiste em um processo que abarca todos os modelos de avaliação psicológica.

INCORRETA. Sobre o Psicodiagnóstico, Cunha (2005, p. 23) menciona:

“Pode-se dizer que avaliação psicológica é um conceito muito amplo. Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos e, portanto, não abrange todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais

II - Trata-se de um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input) em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu percurso possível, comunicando os resultados (output) e propondo soluções, se for o caso.

CORRETA. Segundo Cunha (2005, p. 26):

Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções”

III - O plano de avaliação é estabelecido com base nas perguntas ou hipóteses iniciais, definindo-se os instrumentos e suas formas de emprego.

CORRETA. Corroborando isto, Cunha (2005, p. 23) cita:

“O plano de avaliação é estabelecido com base nas perguntas ou hipóteses iniciais, definindo-se não só quais os instrumentos necessários, mas como e quando utilizá-los.”

Considerando a análise das proposições apresentadas, ratifica-se que estão CORRETOS apenas, os itens II e III, portanto, LETRA “E”.

_______________

Fonte consultada:

Cunha, J. A. (2005). Psicodiagnóstico V – 5a edição revisada e ampliada. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *