Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Analise as seguintes assertivas sobre a avaliação de sintomas demenciais em idosos, segundo Cunha (2000):

I. O Mini Exame do estado mental não é recomendado para as baterias de testes.

II. As Escalas Wechsler de Inteligência têm sua utilização atestada em inúmeros estudos.

III. Estudos apontam que idosos têm maior desejabilidade social ao darem informações de si.

Quais estão corretas?

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra D) Apenas II e III.

Gabarito: Letra D

 

Errado. Cunha apresenta um quadro com sugestão de bateria no capítulo sobre avaliação de sintomas demenciais e o mini exame do estado mental está presente:

 

 Certo!

A utilização das Escalas Wechsler de Inteligência (WIS – Wechsler Intelligence Scales) no exame da senescência normal e demência foi atestada em inúmeros estudos. Alguns autores elaboraram fórmulas para evidenciar padrões característicos ou sugestivos de demência. Entre essas, parece ser útil a de Fuld e de Coolidge, citados por Lezak (1995), que, usando escores corrigidos para a idade, obtiveram padrões para a Doença de Alzheimer.”

 

Certo!

“Um aspecto importante é a percepção subjetiva do idoso quanto a suas facilidades e dificuldades. Vários trabalhos (vide, por exemplo, Fernández-Ballesteros, Izal, Montorio et alii, 1992) mostram que os idosos tendem a informar positivamente a respeito de si mesmos, mostrando uma maior tendência à desejabilidade social ou uma menor sinceridade que indivíduos de outros grupos de idade. Entretanto, a diminuição da memória é uma das queixas habituais das pessoas idosas que buscam um serviço especializado. Nesses casos, além de escutar o “paciente”, é importante ouvir a família falar sobre as atividades diárias do idoso, sobre a forma como lida com o seu dinheiro, os afazeres domésticos, o manejo de sua própria medicação, o uso do telefone, os cuidados consigo mesmo (higiene pessoal, aparência, roupas adequadas).”

 

Assim, apenas II e III estão corretas.

Nosso gabarito é Letra D

 

Referência

CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnstico-V. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *