Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O psicodiagnóstico NÃO é

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra B) uma aplicação de testes.

O psicodiagnóstico NÃO é

 

a) uma avaliação psicológica feita com propósitos clínicos, que não abarca, portanto, todos os modelos de avaliação psicológica usados por psicólogos em outros contextos, mas visa identificar as forças e fraquezas no funcionamento psicológico da pessoa com foco na existência ou não de uma psicopatologia.

CORRETA. De acordo com Cunha (2005, p. 23):

“Pode-se dizer que avaliação psicológica é um conceito muito amplo. Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos e, portanto, não abrange todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais. É um processo que visa a identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com um foco na existência ou não de psicopatologia.”

 

b) uma aplicação de testes.

INCORRETA. Note que na alternativa “C”, a literatura de Cunha (2005) destaca, que o “Psicodiagnóstico é um processo que utiliza técnicas e testes psicológicos”, porém, a autora amplia o entendimento para outros aspectos, o que permite depreender que o processo não se resume apenas a este fator, portanto, opção FALSA.

 

c) um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos, em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados, na base do qual são propostas soluções.

CORRETA. Segundo Cunha (2005, p. 26):

Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções”

 

d) um processo que concebe as dinâmicas intrapsíquicas, intrafamiliares e socioculturais como conjuntos de forças em interação que podem resultar em desajustamentos individuais. 

CORRETA. Conforme Mora (2011, p. 41):

“Um quinto tipo, a que o autor dá o nome de diagnóstico psicológico compreensivo, decorreu da necessidade de uma prática que abarcasse a multiplicidade de fatores em jogo na avaliação da personalidade, evitando a unilateralidade inerente aos demais processos. Esse tipo, que corresponde mais à concepção atual de psicodiagnóstico, é um processo que concebe as dinâmicas intrapsíquicas, intrafamiliares e socioculturais como conjuntos de forças em interação que podem resultar em desajustamentos individuais.”

 

e) uma situação bipessoal de duração limitada com o objetivo de conseguir uma descrição e compreensão mais profunda e completa possível da personalidade total do paciente, abrangendo aspectos passados, presentes e futuros dessa personalidade e usando determinadas técnicas para o atingimento desses fins.

CORRETA. Mora (2011, p. 41, p. 39) menciona:

“As argentinas María Luisa Siquier de Ocampo e María Esther García Arzeno, por sua vez, caracterizam o psicodiagnóstico como uma situação bipessoal de duração limitada com o objetivo de conseguir uma descrição e compreensão mais profunda e completa possível da personalidade total do paciente, abrangendo os aspectos passados, presentes e futuros dessa personalidade e usando determinadas técnicas para o atingimento desses fins

________________

Fontes consultadas:

Cunha, J. A. (2005). Psicodiagnóstico V – 5a edição revisada e ampliada. Porto Alegre: Artes Médicas Sul

Mora, T. G. (2011). Colaborações do psicodiagnóstico miocinético à avaliação de transtornos de humor.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *