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Um dos objetivos do psicólogo numa equipe multidisciplinar na área da educação é o de favorecer a compreensão dos distúrbios de aprendizagem e das dificuldades escolares dos alunos, de forma contextualizada. Uma importante ferramenta para a compreensão desses fenômenos é a avaliação dessas dificuldades escolares através do psicodiagnóstico. Em relação a esse processo, assinale a alternativa correta.

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Resposta:

A alternativa correta é letra A) O psicodiagnóstico é um processo científico, que utiliza técnicas e testes psicológicos, e termina com a comunicação dos resultados após a integração dos dados.

 

Um dos objetivos do psicólogo numa equipe multidisciplinar na área da educação é o de favorecer a compreensão dos distúrbios de aprendizagem e das dificuldades escolares dos alunos, de forma contextualizada. Uma importante ferramenta para a compreensão desses fenômenos é a avaliação dessas dificuldades escolares através do psicodiagnóstico. Em relação a esse processo, assinale a ALTERNATIVA CORRETA.

 
 

a)  O psicodiagnóstico é um processo científico, que utiliza técnicas e testes psicológicos, e termina com a comunicação dos resultados após a integração dos dados.

CORRETA. Segundo Cunha (2005, p. 26):

“Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções”

  

b)  É um processo ilimitado no tempo, sem duração estimada previamente.

INCORRETA. Corrigindo: note que a informação contraria explicitamente a colocação supracitada de Cunha (2005) na LETRA “A”, que sinaliza o processo como limitado no tempo, portanto, opção FALSA.

  

c)  O plano de avaliação utilizado na prática clínica é sempre pré- determinado, bem como a bateria de testes a ser utilizada.

INCORRETA. Corrigindo: conforme Cunha (2005, p.26):

“O plano de avaliação é estabelecido com base nas perguntas ou hipóteses iniciais, definindo-se não só quais os instrumentos necessários, mas como e quando utilizá-los”

 

d)  As baterias de testes devem ser compostas estritamente por testes psicométricos.

INCORRETA. Corrigindo: as baterias de testes no psicodiagnóstico não são exclusivamente compostas de testes psicométricos, podendo ser utilizadas também técnicas projetivas durante o processo, portanto, opção ERRADA.

 

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Fonte consultada:

Cunha, J. A. (2005). Psicodiagnóstico V – 5a edição revisada e ampliada. Porto Alegre: Artes Médicas Sul

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