Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Ao considerar as especificidades da situação de psicodiagnóstico, quando comparada à de psicoterapia, a Psicanálise defende que a transferência e a contratransferência

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra A) são fontes de informação importantes para o levantamento e verificação de hipóteses durante todo o psicodiagnóstico.

 

Ao considerar as especificidades da situação de psicodiagnóstico, quando comparada à de psicoterapia, a Psicanálise defende que a transferência e a contratransferência

 

Observe o seguinte texto presente no livro de Cunha:

 

"No plano inconsciente, têm-se os fenômenos de transferência e de contratransferência. O primeiro é experienciado pelo paciente ao se relacionar, no aqui e agora da situação diagnóstica, com o psicólogo, não como tal, mas como figura de pai, irmão, mãe. A contratransferência verifica-se no psicólogo na medida em que assume papéis na sua tarefa, conforme os impulsos de seus padrões infantis de figuras de autoridade ou outros padrões primitivos de relacionamento.

(...)

Na situação de psicodiagnóstico, observam-se ocorrências de transferência na necessidade do paciente de estar agradando, de se sentir aceito pelo psicólogo, como, por exemplo, nos pedidos de horário e acerto financeiro especiais. (...) A resistência do paciente à tarefa também se constitui em uma forma de transferência. O paciente compete, ou tenta obter provas da aceitação do psicólogo, buscando manipular a situação de testagem, ou espera ser aliviado de seus sintomas, magicamente, por meio do poder que atribui ao psicólogo. O silêncio prolongado e sistemático ou o paciente que fala sem parar também são manifestações de resistência à avaliação.

(...)

Em termos de fenômeno contratransferencial, o psicólogo pode ficar dependente do afeto do paciente, deixando-se envolver por elogios, presentes, propostas de ajuda; pode facilitar ou não horários; pode exibir conhecimento e pavonear-se; ou pode proteger o paciente contra os seus sentimentos agressivos. O psicólogo pode se ver tentado a prolongar o vínculo além do que é necessário, ou a competir com o paciente, ou ainda, a conduzir a tarefa como se o fizesse consigo próprio."

 

Com base nisso, vamos analisar as alternativas.

 

a)  são fontes de informação importantes para o levantamento e verificação de hipóteses durante todo o psicodiagnóstico.

 

Essa é a alternativa que está de acordo com o que foi citado acima.

 

Assertiva Correta. 

 

b)  são processos irrelevantes no psicodiagnóstico porque as limitações de tempo e objetivos nessa situação impedem que esses processos venham a ocorrer.

 

Na verdade, são processos relevantes no psicodiagnóstico.

 

Assertiva Falsa.

 

c)  devem ser impedidas pelo psicólogo no psicodiagnóstico, de modo a evitar que vieses pessoais interfiram no processo de avaliação psicológica.

 

Não há como impedir esses processos inconscientes.

 

Assertiva Falsa.

 

d)  são processos inevitáveis em toda situação bipessoal, e, portanto, devem ser ignorados na situação de psicodiagnóstico.

 

Conforme vimos, esses processos não devem ser ignorados.

 

Assertiva Falsa.

 

e)  devem ser estimuladas pelo psicólogo, para agilizar o estabelecimento de um vínculo com o paciente e facilitar a revelação de seus conflitos.

 

Não há como estimular, pois é algo que acontece de forma inconsciente. Além disso, esses processos não acontecem para "agilizar" o estabelecimento de vínculo.

 

Assertiva Falsa.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra A.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *