Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A respeito da definição de Psicodiagnóstico, assinale a alternativa CORRETA: 

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra A) Visa identificar forças ou fraquezas no funcionamento psicológico, com um foco na existência ou não de psicopatologia.  

 

A respeito da definição de Psicodiagnóstico, assinale a alternativa CORRETA:

 
 

Base teórica para a compreensão da questão

 

Para a análise das alternativas trazidas por esta questão, peço por gentileza ao aluno, que não deixe de acompanhar a colocação feita por Cunha (2005, p. 22), atentando-se especialmente para os grifos em azul:

 

“Numa perspectiva clínica, a avaliação que é feita comumente é chamada de psicodiagnóstico, porque procura avaliar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com um foco na existência ou não de psicopatologia.”

 
 

Análise das alternativas

 

a)  Visa identificar forças ou fraquezas no funcionamento psicológico, com um foco na existência ou não de psicopatologia. 

CORRETA. O que informa a assertiva, encontra respaldo na literatura de Cunha (2005), portanto, opção VERDADEIRA.

 

b)  Esta investigação se configura como um processo científico, ilimitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicodiagnósticos

INCORRETA. Corrigindo: segundo Cunha (2005, p. 26):

“Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções”

 

c)  Busca classificar o caso e prever seu curso possível, não comunicando os resultados, na base dos quais são propostas soluções.

INCORRETA. Corrigindo: vide correção da LETRA “B”.

 

d)  É importante que o profissional, ao conduzir o processo psicodiagnóstico, busque considerar o sujeito em exame como um ser imutável e dinâmico, situado em um mundo maior que o da consulta psicológica. 

INCORRETA. Corrigindo: na realização do processo psicodiagnóstico, na realidade, é importante que o profissional considere o indivíduo como um ser mutável e dinâmico, portanto, opção FALSA.

 

_______________

Fonte consultada:

Cunha, Jurema e Colaboradores. Psicodiagnóstico V. Porto Alegre: Artes Médicas; 2000.

Cunha, J. A. (2005). Psicodiagnóstico V – 5a edição revisada e ampliada. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *