Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Segundo Ocampo, Arzeno, Piccolo e os colaboradores no livro O processo psicodiagnóstico e as técnicas projetivas, uma possível caracterização do processo psicodiagnóstico é:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C) situação bipessoal (psicólogo – paciente ou psicólogo – grupo familiar), com duração limitada, com o objetivo de descrever e compreender, o mais profundamente possível, a personalidade total do paciente ou grupo familiar, enfatizando aspectos particulares, abrangendo passado, presente e futuro.


 

Segundo Ocampo, Arzeno, Piccolo e os colaboradores no livro O processo psicodiagnóstico e as técnicas projetivas, uma possível caracterização do processo psicodiagnóstico é:

 
 

Ocampo, Arzeno, Felzenswalb e Piccolo (1986, p.17) definem psicodiagnóstico como

“..um processo que configura uma situação com papéis bem definidos e com um contrato onde uma pessoa (paciente) pede que ajudem e outra (o psicólogo) aceita o pedido e se compromete a satisfazêlo na medida de suas possibilidades. É uma situação bi-pessoal (psicólogo-paciente ou psicólogo-grupo familiar), de duração limitada, cujo o objetivo é conseguir uma descrição e compreensão,o mais profunda e completa possível, da personalidade total do paciente ou do grupo familiar....Abrange os aspectos passados, presentes (diagnóstico) e futuros (prognósticos) desta personalidade, utilizando para alcançar tais objetivos certas técnicas (entrevista semidirigida, técnicas projetivas, entrevista de devolução)”

  

a)  situação bipessoal (psicólogo – paciente ou psicólogo – grupo familiar), com duração ilimitada, com o objetivo de descrever e compreender, o mais profundamente possível, a personalidade total do paciente ou grupo familiar, enfatizando aspectos particulares, abrangendo passado, presente e futuro.

INCORRETA. Corrigindo: “duração limitada”.

  

b)  situação bipessoal (psicólogo – paciente) ou multipessoal (psicólogo – grupo familiar), com duração limitada, com o objetivo de descrever e compreender, o mais profundamente possível, a personalidade total do paciente ou grupo familiar, enfatizando aspectos particulares, abrangendo passado e presente.

INCORRETA. Corrigindo: situação bi-pessoal (psicólogo-paciente ou psicólogo-grupo familiar) e não multipessoal como informa a alternativa.

 

c)  situação bipessoal (psicólogo – paciente ou psicólogo – grupo familiar), com duração limitada, com o objetivo de descrever e compreender, o mais profundamente possível, a personalidade total do paciente ou grupo familiar, enfatizando aspectos particulares, abrangendo passado, presente e futuro.

CORRETA.  A afirmação reflete o que preconizam Ocampo & Cols. (1986), portanto, alternativa VERDADEIRA.

  

d)  situação bipessoal (psicólogo – paciente ou psicólogo – grupo familiar), com duração ilimitada, com o objetivo de descrever e compreender, o mais profundamente possível, a personalidade total do paciente ou grupo familiar, enfatizando aspectos particulares, abrangendo passado e presente.

INCORRETA. Corrigindo: “duração limitada”.

 

_______________

Fonte consultada:

Ocampo, M. L. S., Arzeno, M. E. G., Felzenszwalb, M., & Piccolo, E. G. (1986). O processo psicodiagnóstico e as técnicas projetivas. São Paulo: Martins Fontes.   

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *