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Paulo, com 16 anos de idade, foi levado ao psicólogo por sua mãe, separada, com outro filho de 10 anos de idade. Na escola, Paulo foi motivo de observação de alguns professores diante de seus comportamentos de isolamento, seu jeito triste, sempre em um canto, esquivando-se de qualquer tentativa de aproximação por parte de colegas ou professores. Para a mãe, essa passividade estava em contraponto com a rebeldia que apresentava em casa, com o que já não sabe como agir, por exemplo, quando ele se recusa a ir para a escola, chegando a agredi-la, dizendo ter medo das pessoas.

Para a mãe, Paulo sempre foi uma criança tímida e agressiva em casa, e no início da adolescência parece ter ficado pior, mais fechado ainda, preferindo ficar em seu quarto, saindo de casa apenas para a escola. Ela também não o via com amigos. Acerca do psicodiagnóstico, examinando a problemática do caso hipotético acima em função das questões psicodinâmicas da fase da adolescência, analise as afirmativas seguintes, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.

 

( ) Na fase de integração dos dados, pode-se inferir que os problemas de Paulo não parecem estar circunscritos à fase da adolescência, sendo necessário buscar esclarecer a origem de sua timidez e do comportamento agressivo em fases anteriores que possam ter vinculação causal com os conflitos e medos atuais.

( ) Na formulação de inferências pela integração dos dados, tem-se que a agressividade, a timidez e a desconfiança em relação aos que se aproximam de Paulo são vulnerabilidades típicas da adolescência, constituindo apenas uma fase crítica a ser atravessada.

( ) Na última fase do psicodiagnóstico, deve-se comunicar a Paulo sobre os achados do processo e explicar possíveis dúvidas, além de explicar sobre o prognóstico e o melhor encaminhamento, para ele e sua família.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

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Resposta:

A alternativa correta é letra A) V F V.

Gabarito Letra A

Paulo, com 16 anos de idade, foi levado ao psicólogo por sua mãe, separada, com outro filho de 10 anos de idade. Na escola, Paulo foi motivo de observação de alguns professores diante de seus comportamentos de isolamento, seu jeito triste, sempre em um canto, esquivando-se de qualquer tentativa de aproximação por parte de colegas ou professores. Para a mãe, essa passividade estava em contraponto com a rebeldia que apresentava em casa, com o que já não sabe como agir, por exemplo, quando ele se recusa a ir para a escola, chegando a agredi-la, dizendo ter medo das pessoas.

Para a mãe, Paulo sempre foi uma criança tímida e agressiva em casa, e no início da adolescência parece ter ficado pior, mais fechado ainda, preferindo ficar em seu quarto, saindo de casa apenas para a escola. Ela também não o via com amigos. Acerca do psicodiagnóstico, examinando a problemática do caso hipotético acima em função das questões psicodinâmicas da fase da adolescência, analise as afirmativas seguintes, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.

 

A questão, apesar de apresentar termos técnicos do psicodiagnóstico, é basicamente uma questão de interpretação de texto, veja:

 

(V ) Na fase de integração dos dados, pode-se inferir que os problemas de Paulo não parecem estar circunscritos à fase da adolescência, sendo necessário buscar esclarecer a origem de sua timidez e do comportamento agressivo em fases anteriores que possam ter vinculação causal com os conflitos e medos atuais.

Verdadeiro. Quando o profissional responsável pelo psicodiagnóstico de Paulo for realizar a integração dos dados, perceberá que a mãe relata comportamentos agressivos desde a infância, o que indica que devem ser buscadas as origens destes comportamentos em períodos mais remotos.

 

(F ) Na formulação de inferências pela integração dos dados, tem-se que a agressividade, a timidez e a desconfiança em relação aos que se aproximam de Paulo são vulnerabilidades típicas da adolescência, constituindo apenas uma fase crítica a ser atravessada.

Falso. A mãe de Paulo relata que os comportamentos agressivos e tímidos não se iniciaram na adolescência, o que já inviabiliza a veracidade dessa afirmativa.

 

( V) Na última fase do psicodiagnóstico, deve-se comunicar a Paulo sobre os achados do processo e explicar possíveis dúvidas, além de explicar sobre o prognóstico e o melhor encaminhamento, para ele e sua família.

Verdadeiro. Ao final do processo psicodiagnóstico, o psicólogo responsável deve realizar com Paulo e com seus pais entrevistas devolutivas, em que lhes serão passadas as informações obtidas nos processos e serão esclarecidas suas dúvidas.

Chegamos então ao resultado: VFV.

 

Gabarito Letra A.

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