Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Um adolescente de quatorze anos de idade, analfabeto e com histórico de desmaios desde os seis anos de idade, após agredir o irmão com uma faca e posteriormente tentar suicídio, foi levado pela família ao serviço de psicologia clínica do hospital geral da cidade onde mora. O profissional que realizou o atendimento observou que o paciente apresentava dificuldades na fala e na compreensão de algumas perguntas, além de restrições motoras e sensoriais.


Considerando a situação hipotética apresentada acima, a avaliação psicológica e o psicodiagnóstico, julgue o seguinte item.

 

Na avaliação psicológica inicial, o psicólogo que atender a esse adolescente deverá priorizar a aplicação de testes a fim de verificar o grau de comprometimento cognitivo e motor do paciente.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Errado

ITEM ERRADO

 

Considerando a descrição do caso, principalmente aspectos como: presença de agressividade, tentativa de suicídio, limitações de diversas ordens (dificuldades na fala, incompreensão, restrições motoras e sensoriais), a aplicação de testes logo num primeiro momento poderia não atender ao objetivo proposto, pois o paciente provavelmente não se engajaria na avaliação psicológica como deveria. 

 

Primeiramente, seria importante que o profissional fizesse o rapport, buscando estabelecer um vínculo com o paciente e demonstrando empatia pelas dificuldades apresentadas.

 


Conferir: CUNHA, J.A. e cols. Psicodiagnóstico V. 5ª ed rev. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *